A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na quarta-feira (12) que orientou pela suspensão definitiva da temporada de cruzeiros. Mas nesta quinta-feira (13), a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil) anunciou a extensão do prazo de suspensão voluntária das operações de cruzeiros nos portos de Santos, mas também em todo Brasil. Agora o prazo, que era até 21 d ejaneiro passou para o dia 4 de fevereiro.
De acordo com a nota emitida pela associação internacional responsável pelos navios de cruzeiro, a decisão de estender o prazo tem como objetivo a continuidade das discussões com as autoridades. Assim, vai alinhar medidas necessárias para a retomada dos cruzeiros.
Em Santos, três navios estão cumprindo a quarentena depois do surto de coronavírus. De acordo com a CLIA, a decisão “contrasta com a evolução positiva nos Estados Unidos, onde as autoridades de saúde reconhecem a eficácia dos protocolos da indústria de cruzeiros”.
Além disso, a associação afirma, que está trabalhando em nome da MSC Cruzeiros e da Costa Cruzeiros para alinhar com as autoridades do Governo Federal, Anvisa, estados e municípios em relação às interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no inicio da atual temporada, no mês de novembro.