ClimatologiaSantos

Baixada 40ºC? Defesa Civil alerta para temperaturas elevadas

O calor deve ser intenso para os próximos dias

O ano começou chuvoso e com temperaturas amenas na Baixada Santista. Os moradores estranharam o clima, que nada lembra o verão. Mas isso deve mudar já nesta semana, pois a região deve ter temperaturas acima dos 30ºC e que pode ter sensação térmicas superiores aos 40ºC.

O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol confirmou a previsão e a justificativa se deve ao período chuvoso.

“Eu não costumo passar valor, principalmente de sensação térmica, mas pode atingir sim um nível de 40°C. Hoje, [a temperatura] já passou de 30°C, amanhã [terça] deve chegar a 34°C/35°C, podendo chegar a uns 40°C de sensação”, afirmou o meteorologista.

De acordo com Cassol, após o período chuvoso dos últimos dias, esta semana o destaque será para o calor e as temperaturas em elevação. “Na sexta-feira (14) a gente já começou a sentir um pouco mais de calor, no final de semana também. Domingo (16) foi um pouco quente já e hoje [segunda] o dia começou até mais quente. A temperatura está em elevação e os próximos dias serão quentes”.

Segundo ele, a previsão indica que nesta terça-feira (18) seja o dia mais quente da semana. Já para quarta (19) e quinta-feira (20), há possibilidade de algumas pancadas de chuva, que vão dar uma amenizada no calor. “Mas, o resto da semana vai continuar quente, inclusive, no final de semana”.

Influência do Sul do Brasil

Além disso, segundo o meteorologista, esse cenário tem relação com uma onda de calor que afetou a região Sul, Argentina e Paraguai na última semana. “Essa massa de ar começa a se diluir e [avança] para outras regiões mais ao Norte e no Centro do Brasil. A gente pode dizer que ela passa a influenciar nossa região, não da mesma forma que foi no Sul”.

Esse tipo de elevação de temperatura é normal e típico do verão, segundo o especialista. Por isso, a recomendação da Defesa Civil para esse período é evitar atividades físicas ao ar livre, principalmente, entre os horários que o calor é maior, que é entre o final da manhã e o meio da tarde.

“São as horas mais quentes e que a umidade relativa [do ar] tende a ficar um pouco reduzida. [É importante] manter a hidratação. As pessoas mais vulneráveis devem evitar sair e pegar sol nesses horários mais quentes, que é o caso das pessoas idosas”.

LEIA TAMBÉM

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo