Geral

Cratera da Marginal Tietê é totalmente concretada

Para fazer o reparo, foram necessárias 20 mil toneladas de concreto

A cratera que se abriu, na Marginal Tietê, nesta semana, na capital paulista, foi totalmente concretada, na manhã desta quinta-feira (3). Para fazer o reparo, foram necessárias 20 mil toneladas de concreto, além de 12 mil m³ de pedras. Os trabalhos se iniciaram ainda nessa quarta-feira (2), e foram necessários 120 caminhões para realizar a concretagem.

A previsão para liberação da pista central da Marginal, no sentido Ayrton Senna, atingida pelo desmoronamento, era de 10 dias, segundo afirmou o secretário de Transportes, Paulo José Galli, nesta quarta-feira (2).

A cratera se rompeu, na última terça-feira, na obra da futura Linha-6 Laranja do Metrô, devido ao rompimento de uma galeria de esgoto. O reparo da tubulação, entretanto, ainda não tem prazo para iniciar. Para chegar a esta etapa, será necessário retirar a água poluída que invadiu a construção. Isso será feito pelo poço do Metrô, que fica ao lado contrário da marginal.

Causas do desmoronamento na marginal

Ainda não se sabe exatamente o que causou o acidente. O Governo do Estado investiga as causas. Uma das hipóteses é de que o “Tatuzão” (uma mega escavadeira) tenha rompido a tubulação com sua trepidação. Outra hipótese, levantada pelo secretário de Transportes, é de que um vazamento de uma galeria causou o acidente. Sendo assim, o solo não suportou o peso da galeria.

O que se sabe, até o momento, é que o Tatuzão estava a 1,8 metros de onde ocorreu o acidente, e três metros abaixo da galeria que se rompeu. O maquinário foi danificado e novas peças serão compradas para os reparos. No momento do desmoronamento ele estava sentido sul, na direção do Rio Tietê, onde ficarão as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó.

O acidente ocorreu na pista local da Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, depois da Ponte do Piqueri, na Zona Norte de São Paulo, na manhã da última terça-feira (1º). Ninguém se feriu gravemente. Dois funcionários da obra, que tiveram contato com a água contaminada, foram socorridos sem maiores gravidades.

LEIA TAMBÉM

VÍDEO – Cratera na Marginal Tietê foi causada por vazamento de galeria de esgoto, diz Governo de SP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo