As prefeituras do Litoral Norte cancelaram as festas e eventos oficiais de Carnaval em razão da pandemia da Covid-19, especialmente devido a variante ômicron. Ainda assim muitos turistas devem vir aos municípios por conta do tempo ensolarado.
Em Ilhabela, a prefeitura informa que os eventos particulares estão permitidos. Mas após 20h estão proibidos shows e música alta em quiosques, bares, praias, praças, ciclovias e calçadas. Além disso, os estabelecimentos que promovam festas ou aglomeração devem exigir o comprovante de vacinação, comprovando a tomada de, pelo menos, duas doses (ou dose única).
De acordo com as cidades, são esperados mais de 250 mil turistas no feriado. Segundo o sindicato de hotéis e pousadas (Sinhores) há 80% de ocupação na rede hoteleira e o evento é mais uma aposta para o comércio local na recuperação do período de temporada fechados durante as fases com regras mais restritivas da pandemia.
Por causa do movimento de turistas, as cidades aumentaram a fiscalização para cobrar o cumprimento das regras sanitárias, além das ações contra eventos clandestinos.
LEIA TAMBÉM
Confira como anda o movimento nas estradas rumo ao Litoral Norte