

Santos está voltando a ter uma boa retomada econômica. Até o final de 2021, houve aumento de 38% para as solicitações de alvará para a abertura de novas empresas. Foram 6.687 pedidos entre janeiro a dezembro, contra 4.852 registrados nos 12 meses de 2020. Os dados são da Sala do Empreendedor Santista, serviço destinado a orientar quem deseja abrir uma empresa na cidade, vinculado à Secretaria de Finanças (Sefin).
De acordo com a administração, dentre os mais de 6,6 mil requerimentos, 3.222 deles foram de pedidos por empresas de pequeno porte (EPP). Enquanto isso, 3.011 microempreendedores individuais solicitaram alvará no período. A somatória dos dois grupos corresponde a 93%.
Além disso, outras 267 solicitações foram de profissionais liberais, 53 para autônomos, 39 para associações, 51 para condomínios e 44 para sociedades anônimas.
Sala do Empreendedor
Criada em 2014, a Sala do Empreendedor já registrou quase 39 mil aberturas de empresas em oito anos de operação, com média anual de 4,8 mil pedidos. Além da abertura de uma empresa, o serviço também auxilia na alteração de atividade econômica, transferência de local, entre outras opções.
Um dos benefícios do serviço é a desburocratização da abertura de empresas de baixo e médio risco, processo que antes demorava meses para ser concluído, atualmente é finalizado em até 5 dias.
Mais informações sobre os serviços disponíveis e a documentação necessária para cada um deles estão disponíveis no portal da Sala do Empreendedor. A unidade fica localizada na Rua General Câmara, 30, no Centro. O telefone é (13) 3201-5283.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Servidores de São Vicente protestam na porta da prefeitura