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Fórmula 1 começa com a Ferrari dominando e Charles Leclerc vencendo no GP do Bahrein

Construtora não vencia desde 2019. Atual campeão, Max Verstappen abandonou a corrida

Começou neste domingo (20) mais uma edição da Fórmula 1 e o torcedor da Ferrari enfim matou a saudade de ver a escuderia conseguindo uma vitória. No Grande Prêmio do Bahrein, a Ferrari foi dominante e Charles Leclerc, que fez a pole position no treino oficial, garantiu a vitória, que não aconteceia desde 2019. No pódio, além do piloto de Mônaco, também estiveram o espanhol Carlos Sainz e o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

Esta foi apenas a terceira vitória da carreira do piloto ferrarista. Mas além do triunfo, Leclerc também ficou com a melhor volta, anotando 26 pontos para abrir a temporada com a liderança do campeonato, pela primeira vez na carreira. Ele foi seguido pelo companheiro de equipe Carlos Sainz. Hamilton é o terceiro.

Logo na largada, Leclerc teve ótimo desempenho, consegguindo se proteger na primeira posição contra os ataques de Max Verstappen. Quem não se defendeu bem foi Sergio Perez, que foi ultrapassado por Hamilton e Magnussen na primeira curva.

Valtteri Bottas foi o pior na saída, perdendo oito posições, de sexto para 14º. O único incidente foi um toque entre Mick Schumacher e Esteban Ocon, mas ambos seguiram na pista sem mais problemas. Perez tratou de recuperar a 4ª posição logo depois da 10ª volta.

Problemas para as equipes

Os problemas da Mercedes nos treinos refletiram também na corrida. Hamilton foi o primeiro piloto a fazer o pit stop. O heptcampeão mundial trocou para os pneus duros, retornando na 12ª posição. Lewis ainda teve que fazer outras duas paradas ao longo da corrida por conta dos desgastes pela trepidação.

A RBR antecipou a parada de Verstappen para tentar o undercut e a estratégia quase funcionou. Leclerc parou na sequência e voltou menos de 1s na frente do holandês. A briga foi intensa. Foram três voltas com o holandês e o monegasco trocando posições com manobras sensacionais dos dois jovens pilotos. No fim, Charles abriu e freou em cima da curva para fazer o X, forçando o erro do atual campeão mundial e abrindo mais de 1s logo depois para evitar a abertura da asa móvel.

A equipe austríaca tentou repetir a estratégia, mas a Ferrari foi mais eficiente na parada e colocou o monegasco na pista com a vantagem mais confortável para evitar os ataques do adversário.

Na pista, a diferença entre os dois melhores carros (Ferrari e RBR) e a Mercedes, atual campeã mundial de construtores, ficou clara. Em nenhum momento os dois carros da equipe alemã conseguiram ameaçar. Hamilton se manteve praticamente toda a corrida na quinta posição, seguido de perto por George Russell, o novo companheiro.

Quando parecia que Charles Leclerc caminhava para um vitória tranquila, o carro de Pierre Gasly teve um problema elétrico e entrou em chamas, forçando a entrada do safety car na pista logo após Verstappen sair dos boxes com pneus macios. A equipe italiana reagiu rapidamente e conseguiu fazer a troca no carro de Leclerc, recolocando ele na pista ainda na liderança.

Relargada e vitória da Ferrari

A relargada foi de expectativa para o ataque de Max a Charles, mas o líder foi perfeito e rapidamente abriu vantagem. Com problemas no volante, Verstappen passou a sofrer com Carlos Sainz, tentando tomar a segunda posição.

A quatro voltas do fim, Carlos Sainz usou a asa móvel com eficiência e ultrapassou Super Max. Logo depois, o carro da RBR parou e o atual campeão mundial foi obrigado a abandonar a corrida.

Na última volta, Lewis Hamilton partiu para cima de Sergio Perez, que sob pressão cometeu um erro e rodou. Com isso, o heptacampeão mundial garantiu a terceira colocação e os dois carros da RBR saíram da corrida.

Créditos: Divulgação/F1

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