Esporte

Palmeiras e São Paulo: quem leva a decisão do Paulistão?

Nossos repórteres trazem análises do que se esperar desta grande final entre Tricolor e Verdão

Palmeiras e São Paulo decidem, neste domingo (3), às 16h, a grande final do Campeonato Paulista 2022. Esta é a segunda decisão seguida entre Tricolor e Verdão. No ano passado, o time do Morumbi levou a melhor sobre o rival e voltou a ser campeão estadual após 16 anos. Já o Verdão não quer perder mais um Paulistão para um rival dentro de casa. Em 2018, os palmeirenses viram o Corinthians levantar a taça no Allianz Parque, palco da partida decisiva deste domingo.

Se o São Paulo vencer, chegará ao seu 23º título Paulista e igualará marca do Palmeiras. Além disso, poderá voltar a ser bicampeão da competição, após 30 anos. A última vez em que isso ocorreu foram nos anos de 1991 e 1992.

O Palmeiras por sua vez, busca seu 24º caneco do Paulistão, e o segundo em três anos. O Verdão levantou a taça em 2020, diante do seu maior rival, o Corinthians, novamente jogando em casa.

No primeiro jogo desta final, na última quarta-feira (30), no Morumbi, deu Tricolor. O São Paulo venceu o Palmeiras, por 3×1, e quebrou a invencibilidade do rival na competição, que já durava 14 jogos. Por conta deste resultado, na grande decisão, o time do técnico Rogério Ceni pode perder por até um gol de diferença que se sagra campeão. Caso os comandados de Abel Ferreira vençam por dois gols de diferença, a partida será decidida nos pênaltis.

Diante deste cenário, o Rede Noticiaz traz análises de nossos repórteres para este grande Choque-Rei e decisão do Paulistão.

O que esperar do São Paulo?

Por Marcel Andrade

É claro que a vantagem que o São Paulo fez no primeiro jogo o torna favorito para ser campeão. Entretanto, vale lembrar, no futebol pode se esperar qualquer coisa. Por isso, o Tricolor precisa entrar concentrado sabendo que nada está ganho.

Acredito que o técnico Rogério Ceni deverá manter praticamente o mesmo estilo de jogo que vem fazendo ao longo da temporada. Seria, inclusive, estranho mudar a postura do time na última e mais importante partida da temporada até aqui. Entretanto, acredito, também que, justamente pela vantagem que tem, o São Paulo não deverá se aventurar muito no ataque, buscando mais os contra ataques do que propriamente ser ofensivo o tempo todo. A estratégia de dominar o meio de campo deverá ser mantida. Aliás, ponto crucial e decisivo para a vitória por 3×1 na última quarta-feira.

Se o Abel deixar o Palmeiras mais ofensivo, coisa que não é muito a sua característica, e explorar o único ponto mais vulnerável do São Paulo, que é a sua zaga, pode surpreender. A questão é que o jogo do Palmeiras é mais de contra-ataque. Por isso, uma estratégia que o Tricolor pode fazer é deixar a bola mais tempo com o adversário, sufocá-lo em seu campo de defesa, impendido que faça contra-ataques perigosos.

A decisão está em aberto, mas vejo o São Paulo mais perto do título.

São Paulo
São Paulo entra em campo contra o Palmeiras, podendo perder por até um gol de diferença (Foto: Marcos Ribolli)

O que se esperar do Palmeiras?

Por Leonardo Francisco

O Palmeiras chega à sua nona decisão em 14 meses sob o comando de Abel Ferreira e tenta o quinto título, aém de ser uma nova oportunidade do treinador e de seus comandados conquistarem o Paulista, já que no ano passado contra este mesmo São Paulo, foi derrrotado.

O Verdão sonha com a quinta conquista, dentre essas 14 finais disputadas, mas desta vez está em uma situação bem adversa. É a primeira vez que precisa reverter um placar adverso em jogos eliminatórios. É nessa hora que veremos o quão capaz este elenco campeão é capaz de se superar.

O Palmeiras vinha fazendo uma campanha espetacular nesta temporada, sem ter sofrido uma derrota sequer. Observação: o Mundial de Clubes da FIFA, jogado neste ano, foi válido pela temporada 2021. Mas, a primeira derrota foi uma pancada muito sentida.

Enquanto o Tricolor Paulista anulava as principais origens de jogadas de ataque, o Alviverde mal conseguia saber como superar a forte marcação. Tudo encaminhava para um título já garantido ao São Paulo. Até o gol de Raphael Veiga dar uma esperança.

A missão palmeirense não será nada fácil. Precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Mas, se quiser conquistar o título no tempo normal, aí terá de golear por três gols ou mais de diferença. Para isso, vale a pena se apegar ao histórico contra o São Paulo no allianz Parque.

Histórico a favor do Verdão

Em três oportunidades o Verdão conquistou 3 a 0 a seu favor. A última delas aconteceu no duelo de volta das quartas de final da Libertadores do ano passado. O caminho ideal é que o Abel Ferreira solte o time, deixe o ataque ser ainda mais ofensivo, sufocando a saída de bola são paulina. E, conquistando os gols, de preferência antes dos 20 minutos iniciais. Assim, vai forçar o São Paulo a sair para o jogo, e com jogadores velozes, como Raphael Veiga, dudu e Rony, a chance de mais gols é inevitável. Além disso, o provável retorno de Danilo ao time dará uma melhor proteção na defesa, além de mais construções de jogadas ofensivas.

Palmeiras
Palmeiras precisa reverter placar para ir em busca do título Paulista (Foto: Marcos Ribolli)

LEIA TAMBÉM

São Paulo vence Palmeiras com bom placar, e vai mais “tranquilo” para a grande final

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo