Santos contará com hospital veterinário público
Local será instalado ao lado do Jardim Botânico
Em breve os donos de pets contarão com um local para atendimentos, exames e cirurgias. A Prefeitura de Santos anunciou que vai construir ao lado do Jardim Botânico, no Bom Retiro, um hospital veterinário. Trata-se do Programa Meu Pet.
Segundo a administração, a medida resultará na construção da primeira clínica e hospital veterinário municipal de Santos. O espaço foi definido pela Prefeitura e o Governo do Estado. Na quinta-feira (7), representantes das coordenadorias estaduais de Defesa da Vida Animal e Geral da Administração vistoriaram a unidade.
A Prefeitura de Santos explica que o espaço que abrigará a futura clínica e hospital veterinário municipal fica próximo ao Jardim Botânico Chico Mendes, em uma área entre o Centro Esportivo Pagão, a Coordenadoria de Paisagismo de Santos (Copaisa) e a Unidade de Saúde Animal da Zona Noroeste da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida).
A futura unidade ampliará de 90 para 300 o número de atendimentos diários de cães e gatos, hoje assistidos na Codevida. “Também pretendemos fazer, nesse novo espaço, cirurgias especiais que hoje não são realizadas pela Codevida”, afirmou o prefeito Rogério Santos, ressaltando a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, que vai ao encontro do Plano de Governo de construir um hospital veterinário público.
O Programa Meu Pet
O Programa Meu Pet tem como objetivo apoiar ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos. Nas clínicas e hospitais veterinários serão feitos atendimentos clínicos gratuitos, além de vacinação e ações de adoção responsável dos pets. A iniciativa disponibiliza R$ 3 milhões, recurso que compreende demolição e construção, com licitação da obra a cargo do Estado.
A coordenadora de Defesa da Saúde Animal da Secretaria de Estado da Saúde, Rebecca Politti destacou o avanço do projeto de Santos. “A área contempla as exigências do Governo do Estado. Agora, entramos na fase da entrega dos documentos para o estudo técnico da planta da unidade”. Ela elogiou as políticas públicas de atendimento aos animais: “Santos está à frente, com relação a outras cidades, nas demandas da causa animal”.
O secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, também destacou que a definição da área é um importante avanço. “Agora, partimos para as definições da parte técnica”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Licitação para obras do Mercado Municipal de Santos é aberta