GuarujáSaúde

Guarujá disponibiliza contraceptivo para adolescentes mulheres adultas

Objetivo é evitar gravidez precoce ou indesejada para mulhers em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Guarujá passou a disponibilizar contraceptivo para adolescentes, entre 12 e 19 anos, e mulheres de qualquer idade, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de evitar a gravidez precoce ou indesejada das oradoras da cidade. O mutirão começou nessa semana, e atenderá a 60 moradoras do município. A elas serão disponibilizados um implante subcutâneo, em atendimentos na Secretaria Municipal de Saúde.

A técnica garante que a menina ou mulher fique três anos sem engravidar. O aumento gradativo dos contraceptivos possibilitou a redução em 40% da gravidez na adolescência na cidade, em pouco mais de cinco anos. De 2016 a 2021, cerca de 1.550 moradoras receberam o implante contraceptivo Implanon. A iniciativa é conduzida pela Coordenadoria de Saúde da Mulher.

As mulheres são atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). O método que a Prefeitura oferta gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) custa cerca de R$ 3.000 na rede privada.

Agendamento

As meninas e mulheres que se enquadrem no protocolo estabelecido e estejam interessadas no implante contraceptivo poderão solicitar o encaminhamento médico nas UBSs ou nas Usafas. O agendamento do procedimento deve ser feito pela Unidade de Saúde no Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5 – Vila Maia). No dia marcado para o procedimento, a paciente deve levar o encaminhamento médico e um documento original com foto.

LEIA TAMBÉM

Sábado é de trânsito tranquilo no Sistema Anchieta-Imigrantes

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo