HabitaçãoSantos

Santos terá primeiro retrofit e salas comerciais vão virar apartamentos residenciais

A ideia é estimular que o Centro Histórico se torne uma região habitacional

O Centro Histórico de Santos é conhecido por abrigar diversos comércios, empresas e imóveis históricos. Mas pouco se fala em habitação na região. No entanto isto deve mudar com uma iniciativa inovadora da prefeitura. Tudo por conta de um projeto retrofit, onde um edifício comercial será revitalizado e as salas comerciais vão se tornar apartamentos residenciais.

Segundo a administração, o imóvel passa por um processo de retrofit, que é uma técnica de revitalização de construções antigas que tem como objetivo modernizar o espaço, corrigir problemas de infraestrutura e torná-lo mais seguro sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

De acordo com a Prefeitura de Santos, o prédio em questão fica no número 53, na Praça José Bonifácio, tem nove andares e terá apartamentos de um e dois dormitórios. Os primeiros apartamentos devem começar a ser ocupados no segundo semestre deste ano.

A justificativa para a realização do projeto é para oferecer políticas de ocupação residencial e comercial na Região Central. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Urbano de Santos (Sedurb), esse projeto funciona como primeiro passo para o repovoamento do Centro. Com isso, a administração municipal espera que novos investidores olhem para a região.

Ainda segundo a Prefeitura de Santos, o Centro possui algumas vantagens que tornam o local mais atrativo, como o incentivo fiscal, a exemplo da isenção de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para quem faz o retrofit e para os primeiros compradores de cada um destes imóveis. Além disso, existe a isenção de IPTU por cinco anos para os primeiros compradores de qualquer uma das unidades habitacionais.

VLT será um fator decisivo

O empresário Márcio Elias Bechara diz que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), quando passar pelo Centro, será fundamental para o desenvolvimento da região. “Além de toda uma oferta de comércio e serviços, os futuros moradores deste prédio vão poder contar com uma estação do VLT praticamente na porta do edifício, facilitando os deslocamentos para outras regiões do Município. Estamos bem empolgados com esse projeto, e acreditamos que a Administração Municipal vai seguir firme na revitalização do Centro Histórico”.

Já o prefeito Rogério Santos (PSDB) ressalva a realização de investimentos no Centro Histórico. “Localização privilegiada, vista maravilhosa para o Porto, morros e prédios históricos. Acreditamos muito nesse projeto. É papel do Poder Público incentivar com leis específicas, parcerias inseridas no projeto de desenvolvimento e revitalização do centro histórico que tem, no VLT, um de seus carros-chefe”.

LEIA TAMBÉM

Doses da vacina contra a Covid-19 serão antecipadas em Santos devido ao feriado de Tiradentes

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo