Placas em praia de Santos destacam a importância de conservar a faixa de areia
Equipamentos orientam sobre os riscos de descartar o lixo na areia e os danos ambientais que podem surgir
Quem circula pela Praia do José Menino, em Santos, já percebeu a presença de placas na faixa de areia. Elas emitem o alerta contra o descarte irregular de lixo e a necessidade da conservação do espaço.
A placa com a mensagem ‘Não jogue seu lixo na praia. Os animais agradecem’ integra a campanha educativa promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para o correto descarte de resíduos na faixa de areia. Também na Praia do José Menino, foi instalada a placa ‘Seu plástico mata. Descarte seu lixo na lixeira e salve vidas’, onde parte do texto aparece dentro da figura de um tubarão.
A terceira placa mostra a imagem de uma garota com a tatuagem de golfinho no quadril e o alerta: ‘Tem animal marinho tatuado, mas joga seu lixo na praia? Tem algo errado aí’.
O secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório comentou sobre a importância desta iniciativa. De acordo com ele, a iniciativa vai melhorar o turismo, a limpeza da faixa de areia e a preservação do meio ambiente, além de demonstrar respeito aos animais marinhos. “Mudança de hábito leva tempo. Nossa ideia com as placas é comunicar por meio da arte, sensibilizar e fazer com que a mensagem chegue ao coração das pessoas”.
O secretário informa que a aceitação da campanha educativa será analisada, assim como a permanência e a resistência do material, para estender a iniciativa a outros pontos da faixa de areia.
LEIA TAMBÉM
Toninha é encontrada morta em Praia Grande com marcas de rede de pesca