Esporte

Palmeiras faz história na Libertadores com recorde de gols e se classifica com 100% de aproveitamento

Já o Red Bull Bragantino acaba sendo eliminado na última posição

Uma noite as avessas para o futebol paulista na Libertadores da América. Nessa terça-feira (24), o Palmeiras fez história ao encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento e também se tornou recordista como a equipe que mais fez gols nesta fase, com 25 gols. Já o Red Bull Bragantino, que começou bem a competição, amargou uma dolorida eliminação e terminou a fase de grupos na lanterna.

Já classificado com cinco vitórias em cinco partidas, o técnico Abel Ferreira optou por escalar equipe mista para enfrentar o Deportivo Táchira e a partida foi resolvida ainda no primeiro tempo. A noite foi especial para Gustavo Scarpa. Foi dele os dois primeiros gols palmeirenses, sendo que o primeiro aconteceu após cruzamento para a área e o goleiro Varela sofreu um frangaço. Depois ele cobrou o pênalti para fazer 2 a 0.

Já no segundo tempo, o Palmeiras teve um susto com o Deportivo Táchira, que descontou com Gutiérrez. Contudo, o Verdão voltou a se impor e decretou a goleada com Rony e depois novamente com Gustavo Scarpa, cobrando pênalti.

O Palmeiras obteve a melhor campanha na história da fase de grupos ao superar o Boca Juniors de 2015, que também somou 18 pontos em 18 possíveis e teve saldo de 17 gols pró (19 gols marcados e dois sofridos). O Verdão chegou aos 22 de saldo (25 gols a favor e três contra). Os 25 gols também representam o melhor ataque desta fase na história, superando o River Plate de 2020 (21 gols). Agora o Alviverde vai aguardar o sorteio para saber quem será o adversário nas oitavas. Já o Táchira, terminou em terceiro lugar, indo para a Copa Sul-Americana.

Bragantino eliminado

Se o Palmeiras foi clube paulista que sorriu, o mesmo não pode se dizer do Red Bull Bragantino. É bem verdade que o Massa Bruta começou bem na Libertadores e chegou a ser líder do Grupo C. Mas com ele haviam adversários tradicionais e duros: Nacional (URU) e os argentinos Estudiantes e Velez Sarsfield.

Créditos: Divulgação/Conmebol

O pesadelo do Braga começou logo aos dez minutos do primeiro tempo, Zabala cruzou na área, Cleiton desviou e, no rebote, Trezza mandou para as redes. O segundo gol do Tricolor saiu aos 30. Novamente, Zabala cruzou rasteiro na área, e Cándido tocou para o gol.

O terceiro gol veio aos 32 minutos da etapa final. A bola acertou o braço de Lucas Evangelista na área, e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Fagúndez chutou, a bola bateu nas duas traves, nas costas de Cleiton e entrou.

O Bragantino se despede da Libertadores na quarta colocação do Grupo C, com cinco pontos (uma vitória, dois empates e três derrotas). Classificaram-se para as oitavas o Estudiantes, com 13 pontos, e o Vélez, com oito. O Nacional ficou em terceiro, com sete pontos, e vai para a disputa da Sul-Americana.

LEIA TAMBÉM

Corinthians arranca empate contra o São Paulo e segue líder do Brasileirão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo