Palmeiras vence o Santos na Vila Belmiro e fica com a liderança provisória do Brasileirão
Partida ficou marcada pelo primeiro pênalti perdido por Raphael Veiga com a camisa do Verdão
Neste domingo (29), a Vila Belmiro foi palco do chamado “Clássico da Saudade”, envolvendo Santos e Palmeiras. Em jogo, a busca pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Melhor para o Verdão que conseguiu a vitória, mesmo com o pênalti perdido por Raphael Veiga. O jogador ficou famoso por não errar nenhuma cobrança com a camisa do Alviverde.
O Santos teve um primeiro tempo muito bom e saiu para o ataque. As primeiras chances santistas vieram com Léo Baptistão, de cabeça e depois com Sandry, que finalizou forte, mas a bola foi para fora. O Verdão apareceu com Raphael Veiga, que chutou de fora da área, mas errou.
O Santos voltou a atacar, agora com Léo Baptistão, que recebeu de Zanocelo de frente para a área, se livrou da marcação de Murilo e Gómez e mandou o chute. Marcelo Lomba fez boa defesa. E aí o Palmeiras respondeu de novo, primeiro com chute perigoso de Gustavo Scarpa, depois com tentativa de Zé Rafael.
O jogo seguiu equilibrado, com o Verdão dono de maior passe e com mais finalizações, e o Santos atacando de forma mais contundente. Em uma dessas jogadas, o Peixe chegou ao gol. Léo Baptistão disputou a bola e mandou na área. Gabriel Menino desviou para trás, e Marcos Leonardo, livre, desviou de Lomba. Porém, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira foi ao monitor, identificou falta de Baptistão em Zé Rafael e anulou o gol.
O susto não esmoreceu o Palmeiras, que chegou mais três vezes: duas com Rony (uma em cabeceio muito perigoso, outra em chute cruzado, para fora) e uma com Dudu (em pancada por cima após corte da zaga).
Segundo tempo
A etapa final começou com o Santos atacando com Marcos Leonardo e exigiu boa defesa de Marcelo Lomba. Após isso, o jogo teve boas chegadas das duas equipes, mas sem finalizações. Até que aos 23 minutos Rodrigo Fernández deu empurrão em Marcos Rocha e o pênalti foi marcado e confirmado pelo VAR. Raphael Veiga pegou a bola e para o palmeirense, Veiga e pênalti é sinônimo de gol. Mas ele bateu na trave e a cobrança não foi para o gol.
O pênalti parecia que daria ânimo para o Santos, enquanto o Palmeiras ficaria abalado. Mas não foi o que aconteceu. Aos 34, escanteio bem batido por Scarpa, Gustavo Gómez cabeceou e Lucas Pires desviou a bola sem querer. Gol contra a favor do Verdão.
O Peixe tentou uma reação e teve boa chance com Ricardo Goulart. Mas Marcelo Lomba fez boa defesa. Em seguida Angulo finalizou errado e a bola foi fora. Lucas Pires tentou se redimir dando uma bela finalização, mas parou em Lomba. Assim, o 1 a 0 ficou definido a favor do Palmeiras.
Com a vitória, o Palmeiras foi para 15 pontos e assumiu, ao menos provisoriamente, a liderança do Campeonato Brasileiro. Para seguir na ponta, torce para que o Corinthians não vença o América-MG neste domingo. O Santos, com 11, caiu para sétimo.
O Santos volta a campo no sábado (4 de junho). Às 19h, visita o Athletico em Curitiba. O Palmeiras tem jogão contra o Atlético-MG no domingo (5 de junho), às 16h, no Allianz Parque.
LEIA TAMBÉM
São Paulo empata com o Ceará e desperdiça chance de virar líder no Brasileirão