Saúde

Cinco casos de varíola dos macacos de transmissão local são confirmados pelo Ministério da Saúde

As ocorrências foram registradas em São Paulo e sem histórico de viagem

A varíola dos macacos agora está com casos de transmissão local no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, três pacientes da Cidade de São Paulo e mais dois do Rio de Janeiro foram diagnosticados com a doença. Detalhe, os enfermos tem entre 24 e 37 anos na Capital Paulista. Já no Rio, os enfermos são dois homens de 25 e 30 anos. Todos sem histórico de viagem para países com casos confirmados da varíola dos macacos.

A pasta está fazendo uma investigação em relação aos casos confirmados no Brasil. O objetivo é buscar entender os vínculos da transmissão da varíola de macacos. O Ministério da Saúde reforça que todos os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias da Saúde do estado e do município.

Até o momento, o Brasil registra 16 casos confirmados para monkeypox. Desses, são dez em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Onze são importados, com histórico de viagem para Europa, e três são autóctones.

“O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos. A pasta orienta que casos suspeitos sejam notificados imediatamente”, diz nota.

LEIA TAMBÉM

Primeiro brasileiro infectado com a varíola dos macacos recebe alta hospitalar

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo