Esporte

Ana Marcela Cunha leva o bicampeonato mundial dos 5 Km

A brasileira garantiu a 13ª medalha no Mundial de Águas Abertas

Falou em competição de águas abertas, logo é associado a Ana Marcela Cunha. Nesta segunda-feira (27), a brasileira ganhou mais um título, agora no Campeonato Mundial, durante a prova dos 5 Km, em Budapeste, na Hungria.

Com o resultado, Ana Marcela Cunha faturou a 13ª medalha conquistada por ela na história da competição. Mas no caso da prova de 5km, é a sexta. Além disso, é o segundo ouro, já que havia vencido a prova em 2019. A prata ficou com a francesa Angelie Murer e o bronze com a italiana Giulia Gabbriellishi. Outra brasileira, Viviane Jungblut, terminou em sexto lugar.

Com o título desta segunda-feira são seis ouros(5km em 2019/22 e 25km em 2011/15/17/19), duas pratas(por equipes e nos 10km em 2013) e cinco bronzes (5km em 2010/13/17 e 10km em 2015/17). Aqui vale pontuar que a medalha de bronze em 2010 foi em um Campeonato Mundial só de águas abertas (competição já extinta), enquanto todos os outros pódios foram no Mundial de esportes aquáticos.

Mas o número de conquistas na Hungria pode aumentar para Ana Marcela Cunha. Na quarta-feira (29), ela vai competir nos 10km, distância que é sua prioridade. E também nos 25km, na qual já tem o tetracampeonato da prova, que será na quinta-feira (30).

A prova

O pelotão que dominou a prova a partir do primeiro quilômetro foi formado pela australiana Moesha Jonhson, a holandesa Sharon Van Rouwendaal, a brasileira Ana Marcela Cunha, as italianas Giulia Gabbriellishi e Givera Taudecci, a francesa Aurelie Murer e a outra brasileira na prova, Viviane Jungblut.

Na segunda metade da prova, Ana Marcela assumiu a liderança da prova ao deixar Moesha Jonhson para trás, mas sempre com o pelotão colado atrás, a menos de um segundo: Aurelie Murer lado a lado, e um pouco atrás as duas italianas, Sharon Van Rouwendaal, Moesha Jonhson e Viviane Jungblut. A espanhola Maria de Valdes, as alemãs Leonie Beck e Jeanette Spiwoks e a japonesa Yukimi Moriyama também estavam no grupo.

Na última volta no circuito (1,6km), Ana Marcela tomou a ponta da prova para não perder mais. Embora perseguida por quase uma dezena de atletas, a brasileira não sentia a pressão e se mantinha na liderança. Venceu com autoridade.

LEIA TAMBÉM

Brasileirão: Palmeiras e São Paulo tropeçam contra Avaí e Juventude

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo