
O Santos Futebol Clube é famoso no futebol mundial por revelar atletas de muito talento e de destaque para o mundo. Mas a mesma categoria de base que foi consagrada por isto, passou a ficar na mira do Ministério Público. Denúncias de trabalho infantil e exploração de menores de idade surgiram e uma ação foi determinada.
De acordo com o MP, o pedido feito na Justiça é que o Santos encerre as atividades de todos os times que tenham jogadores abaixo de 14 anos nas categorias de base. Mas caso isto não ocorra, o clube será multado em R$ 100 mil por dia.
Conforme informações divulgadas pelo Uol, o Ministério Público diz que houve flagrante de trabalho infantil de 75 crianças e adolescentes menores de 14 anos, das categorias sub-11 e sub-13 do Santos. Conforme a denúncia, essas crianças trabalhariam, com contrato de trabalho, mas sem remuneração.
O Santos emitiu uma nota oficial. Leia na íntegra:
“O Santos Futebol Clube informa que o processo em questão corre em segredo de justiça, por envolver atletas menores de idade. O clube apresentará sua defesa no prazo legal. motivo pelo qual não lhe é permitido fornecer maiores detalhes.
As categorias de base do Santos Futebol Clube são reconhecidas como modelo para a inserção de crianças e adolescentes através do esporte, para auxílio no desenvolvimento não apenas de atletas, mas principalmente de cidadãos aptos ao convívio em sociedade.
Por fim, o clube reitera que segue rigorosamente a legislação desportiva vigente, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal, e nega as absurdas alegações realizadas pelo Ministério Público do Trabalho.”
LEIA TAMBÉM
Corinthians bate o Coritiba e vira vice-líder do Brasileirão. Confira o resumo dos jogos