Ao longo de seus 10 anos de atuação, o KSCIA – International Space Academy, Centro de Pesquisa de Educação Espacial, realiza parcerias com escolas do mundo todo, onde seleciona alunos de 14 a 17 anos com base no mérito (notas, nível de Inglês, talento nas áreas de ciência e tecnologia) sendo grupos de no mínimo 16 alunos por escola.
Por meio do International Journey of Science & Technology, seu programa focado em Ciência, Tecnologia e na área espacial, os alunos vivenciam uma semana de muito aprendizado com aulas de robótica, plants in space, astrobiologia, ciência por trás dos foguetes e ainda tem a chance de conversar e trocar conhecimento com especialistas de empresas relacionadas à exploração espacial.
Além disso, tem a oportunidade de conhecer uma das principais universidades dos EUA como o FIT (Florida Institute of Technology), onde participam de atividades nos laboratórios, e vivenciam o dia de um estudante universitário nos Estados Unidos.
Liderando uma era na Educação Global
São pioneiros em desenvolver e levar conteúdos que abordam o conceito “Space Education” para dentro das escolas, o KSCIA oferece programas que integram os pilares do STEM (Science, Technonogy, Engineering, Math) ao conhecimento adquirido em anos de exploração espacial.
Este protagonismo o tornou um importante representante das iniciativas do chamado “New Space”, movimento que engloba uma nova era de empresas comerciais que exploram o espaço e têm o direito de explorar tudo que é relacionado a ele.
No caso do KSCIA, além dos conteúdos, o centro conta com um completo time de especialistas além de organizações parceiras e, dessa maneira, é capaz de gerar impactos de fomento, motivando alunos a seguirem carreira na ciência e tecnologia, atuando em profissões no mercado da exploração espacial moderna.
Segundo José Carlos Filho (JC), Country Manager Latin America, um dos principais intuitos do centro, é também “fomentar o interesse de estudantes pela carreira espacial, além de muitas outras oportunidades que se apresentam em âmbito global para aqueles que estiverem preparados. Seja para atuarem como cientistas, pesquisadores, designers ou até mesmo em profissões que ainda nem existem.”, conclui.
Desafios, presente e futuro
Assim como no mundo todo, o KSCIA também sofreu impactos em decorrência da pandemia, tendo interrompido suas atividades presenciais para seguir à risca todos os protocolos sanitários e de segurança.
Porém, o centro retorna as atividades este ano ainda mais fortalecido, pois, durante estes quase três anos, a exploração espacial não parou, ao contrário, alcançou marcos históricos com o fortalecimento do “New Space”, e todas estas novidades serão apresentadas aos alunos durante a semana de imersão realizada no Centro de Educação Espacial no Space Coast.
Segundo José Carlos Filho, Country Manager Latin America, “este período de pandemia global reforçou ainda mais a importância da ciência para nossas vidas. Nossos esforços se concentram em posicionar e fortalecer o ensino da ciência como importante ferramenta social de transformação, por isso, o retorno das nossas atividades presenciais carrega o nosso senso de responsabilidade, posicionando a marca KSCIA como um dos mais importantes símbolos de fomento e incentivo à educação espacial global.”
Focado no presente para construir o futuro da ciência aero espacial, este ano, o KSCIA tem 8 escolas brasileiras selecionadas para participar de seus programas internacionais, os grupos são esperados na região do Space Coast a partir de setembro sendo o último no mês de novembro.
Ao final do programa, os alunos recebem o tão sonhado certificado internacional emitido pelo KSCIA-International Space Academy.
Com esse trabalho e empenho do KSCIA, as novas gerações se sentirão inspiradas para sonhar e concretizar, em breve, muitas das conquistas espaciais, antes só imaginadas na ficção.