Esporte

Filipe Toledo é campeão mundial de surfe de 2022

A final teve duelo entre Filipe e Ítalo Ferreira e o paulista conquistou o primeiro título mundial

O Brasil está no topo do mundo do surfe mais uma vez. Na etapa decisiva do WSL Finals, em Trestles, na Califórnia, nos Estados Unidos, Filipe Toledo superou Ítalo Ferreira, campeão olímpico e campeão mundial de 2019, na bateria final e conquistou o título.

 

Filipinho venceu as duas baterias contra Ítalo para conquistar o título numa temporada em que dominou, vencendo duas outras etapas do WSL.

 

Filipinho conquista o mundial de surfe pela primeira vez e se torna o quarto brasileiro a ser campeão do WSL, junto com Gabriel Medina (3 vezes), Ítalo e Adriano de Souza.

 

O Litoral de São Paulo é celeiro de campeões. Após Adriano de Souza Mineirinho do Guarujá, Gabriel Medina, de São Sebastião, que conquistou três vezes o caneco, chegou a vez de Filipe Toledo, de Ubatuba.

 

Dessa forma, o Brasil tem seis dos últimos campeões do WSL e segue dominando o mundo do surfe.  Filipe Toledo já havia batido na trave nos três últimos anos, sendo 3º no geral em 2018, 4º em 2019 e 2º no ano passado.

História

Filipe Toledo nasceu em 1995, em Ubatuba. É filho de Ricardo Toledo, duas vezes campeão brasileiro de surfe. As primeiras ondas dele foram em Ubatuba, onde cresceu e disputou campeonatos locais. Em 2014, quando a carreira no surfe já começava a decolar, Filipe resolveu se mudar para a Califórnia, com toda a família.

 

Embora tenha deixado Ubatuba, o surfista ainda mantém ligação com a cidade natal. Em 2021, ele inaugurou uma escola de surfe em Ubatuba, na Praia Grande.

 

Ainda em Ubatuba, Filipe Toledo também ajuda um projeto social no bairro Sesmaria. O atleta já utilizou algumas premiações do circuito para atender necessidades do projeto.

 

VEJA TAMBÉM: Miguel Pupo é campeão da etapa de Teahupoo do Mundial

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo