Sabesp e Coreia do Sul assinam memorando para desenvolvimento de projetos
Com a assinatura, um termo de entendimentos para projetos de serão colocados em prática
A Sabesp assinou nesta quinta-feira (15), em Washington, nos Estados Unidos, um memorando de entendimentos com a empresa estatal sul-coreana de saneamento, K-Water. Dessa forma haverá o desenvolvimento de projetos relevantes e com interesse mundial, como a gestão de recursos hídricos e abastecimento de água.
O memorando tem como objetivo explorar oportunidades de cooperação em projetos de interesse comum nas áreas de gestão de recursos hídricos, mas também energia, transformação digital e setores relacionados a mudanças climáticas. Além disso, estão programadas reuniões bilaterais entre a Sabesp e a K-Water para o intercâmbio de informações e planejamento dos programas que serão desenvolvidos.
“A Companhia trabalha para levar melhores condições de vida para um número cada vez maior de pessoas e por isso a troca de experiências em relação à universalização do acesso à água potável, além de coleta e tratamento de esgotos, é fundamental. São serviços que exigem maior cooperação e transferência de tecnologia entre os Países”, afirmou o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.
Objetivo
Atendendo ao Novo Marco Legal do Saneamento, a Companhia tem como meta universalizar o acesso aos serviços de saneamento básico, com abastecimento de água, além de coleta e tratamento de esgoto à toda população, sobretudo às comunidades mais carentes. Tudo isso já é feito pela Sabesp, 365 dias por ano.
“A Sabesp respeita os pilares: ambiental, social e de governança, por isso a sua participação é fundamental dadas as oportunidades futuras para a Companhia em seu campo de atuação e para o setor na América Latina”, afirmou Marcel Costa Sanches, superintendente de Assuntos Regulatórios na Sabesp e representante da Companhia.
Nos últimos quatro anos, por exemplo, a Companhia investiu R$ 240 milhões no programa Água Legal – premiado em 2019 pela Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, e reconhecido pelo Banco Mundial. O Água Legal já levou água tratada e novas ligações de esgoto para 500 mil famílias até agora.
Além disso, a Companhia atua ativamente na melhoria da poluição hídrica e gestão dos resíduos sólidos. O Novo Rio Pinheiros já é realidade, e a Sabesp ultrapassou a meta e alcançou quase 120% de imóveis conectados à rede de esgoto. O programa chegou a 650 mil imóveis com esgoto levado para tratamento.
As ações da Companhia têm, ainda, a inovação em todo o ecossistema, o que mobiliza toda a cadeia produtiva de saneamento estimulando os fornecedores, clientes e o corpo técnico.
LEIA TAMBÉM
Nova York e Tóquio lideram ranking de cidades com maior número de milionários