Direitos HumanosGuarujáPraia

Programa Praia Acessível de Guarujá é sancionado

Cadeiras anfíbias estarão disponíveis para as pessoas com deficiência poderem tomar um banho de mar

Agora as pessoas com deficiência poderão desfrutar da praia e do mar do Guarujá. Foi sancionado nesta semana, o Programa Praia Acessível. Assim, todas as praias do município terão de dispor de equipamentos públicos adaptados para permitir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Conforme a lei nº 5.062/2022, advinda projeto de lei nº 144/2022, de autoria do vereador Aparecido dos Santos (Republicanos) o Praia Acessível foi instituído. A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei em sessão ordinária, realizada no dia 30 de agosto de 2022. Nesta semana, o prefeito Válter Suman sancionou e promulgou a lei.

“O direito ao lazer melhora a qualidade de vida e a saúde. O lazer serve, ainda, de essência para a transformação, a efetividade e a realização de inúmeros outros direitos fundamentais. Atualmente, em nosso país, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida são privados de atividades simples e prazerosas, como ir à praia e se refrescar na água”, explicou o vereador e autor da lei.

Como o projeto vai funcionar?

O Programa Praia Acessível deve disponibilizar equipamentos e tecnologias nas praias de Guarujá para que pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida usufruam da praia com segurança e dignidade. As medidas de acessibilidade, além das normas técnicas e da legislação vigente, obedecerão a critérios estabelecidos pelo Poder Executivo Municipal.

Para a efetivação do programa, o Executivo Municipal poderá celebrar parcerias com instituições públicas e privadas. A lei entrou em vigor na data de sua publicação.

LEIA TAMBÉM

Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo