Capacitação sobre enfrentamento ao suicídio está disponível para professores e conselheiros tutelares
O curso é gratuito e o acesso é feito pela plataforma da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica).
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou o curso “Automutilação e Suicídio: um Olhar Cuidadoso de Direitos Humanos sobre a Saúde Mental no Enfrentamento às Consequências da 4ª Onda da Pandemia”, que está disponível na plataforma da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica). A capacitação é gratuita, online e com certificado.
Administrado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MMFDH), o curso tem como público-alvo gestores públicos, conselheiros tutelares e de direitos, professores, assistentes sociais, psicólogos, agentes de segurança pública e agentes de saúde que compõem o SGD por todo o país.
Segundo a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Monteiro, é necessário que toda a população, especialmente os profissionais que atuam no SGD, esteja alerta e preparada.
“O isolamento social levou um elevado número de pessoas a desenvolver problemas emocionais e depressão. Crianças e adolescentes foram atingidos pela incerteza, pelo luto, e, em muitos casos, se viram presos em casa com seus abusadores. Diante desse quadro, é esperado que haja um aumento nos casos de automutilação, de tentativa de suicídio e a consumação do ato”
Leia mais
Vigilância Epidemiológica de Louveira determina novo período de isolamento