GuarujáPortoSantos

Porto de Santos recebe maior navio porta-contêiner e interrompe travessia de balsas

A interrupção está prevista para acontecer entre as 13h e 15h

Atenção os motoristas e demais usuários da travessia de balsas entre Santos e Guarujá. Nesta segunda-feira (24), o serviço será interrompido por duas horas em razão da passagem do navio CMA CGM VELA, considerado o maior em comprimento, com 347,48 metros. A embarcação de bandeira alemã vai atracar no Porto de Santos.

Segundo a Praticagem de São Paulo, a previsão é que o navio chegue na barra por volta das 13h e ficará atracada no terminal da Santos Brasil (Tecom-3).

O navio terá dois práticos da Praticagem para ajudar na manobra até o terminal. A escolta terá o apoio da Capitania dos Portos de São Paulo, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária.

De acordo com a Praticagem, o trabalho será monitorado no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), instalado na sede, com sistema de monitoramento de tráfego por AIS; equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas. O local também conta com visibilímetros, batimetria e redraft e sistema para determinar o calado dinâmico.

A manobra marca o início das operações de navios de 340 a 366 metros (Classe New Panamax) e será realizada após estudos, simulações e reuniões, com as autoridades portuárias. Em maio de 2017, o Porto recebeu um navio de 340 metros de comprimento com, em média, 9 mil TEUs, até então, o maior que tinha atracado na região.

E a travessia de balsas?

Para realizar a manobra da embarcação, a travessia de balsas entre Santos e Guarujá será interrompida nesta segunda-feira, entre 13h e 15h. Como medida de segurança, nestas duas horas, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados.

Os usuários do serviço de travessia que precisarem se deslocar para uma das duas cidades [Santos e Guarujá], a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo orienta que o percurso seja feito via terrestre. Ou seja, usando a Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

O Departamento Hidroviário vai comunicar a suspensão temporária da balsa nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), no site do Departamento e no aplicativo Travessias.

A interrupção acontecerá seguindo a determinação da Capitania dos Portos, conforme a portaria 74/2021 e da Marinha do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Travessia de balsas entre Santos e Guarujá será fechada na segunda-feira (22)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo