Entre janeiro e setembro de 2022 foram registradas 4 mil ocorrências de furto de cabos de energia
cidades como Guarujá, Ilha Comprida, Peruíbe e Itanhaém sofrem com estas ocorrências


Entre janeiro e setembro de 2022, a Neoenergia Elektro registrou 4 mil casos de furto de cabos de energia nos munícipios de Guarujá, Ilha Comprida, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Bertioga e Iguape.
De acordo com a empresa, houve um aumento de 84 % comparado ao mesmo período do ano passado. A concessionária conta com o apoio das polícias civil e militar.
Ainda de acordo com Neoenergia Elektro, cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal.
Consequências
Sendo assim, as consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte.
Além de muita perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes.
Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime e caso pessoas não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervenções em postes, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além de contatar imediatamente a concessionária.
Leia mais
Polícia Civil prende 4 pessoas por furto de energia elétrica em Guarujá