CulturaSantos

Nordestinos e descendentes são homenageados em Santos

A medalha "Coração Nordestino" foi entregues às personalidades e pessoas de destaque

Os nordestinos são responsáveis diretos pela construção e desenvolvimento das cidades da Baixada Santista. Por isso, nada mais justo do que uma bela homenagem a este povo caridoso, acolhedor, guerreiro e trabalhador. Em Santos, a noite de sexta-feira foi especial para uma homenagem aos nordestinos. Foi entregue a medalha “Coração Nordestino”, na Câmara Municipal.

O evento, promovido pela Associação Santos Nordestinos, fez parte da abertura do Festival Afro & Empreendedorismo de Santos.  A iniciativa tem apoio da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial e Étnica (Copire), da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) de Santos.

“Este evento vem dar ênfase maior à comunidade nordestina, que é muito discriminada e que ajudou e ajuda muito a edificar este País. Então, buscamos homenagear essas pessoas para que se sintam revitalizadas e tenham seu trabalho e sua participação reconhecidos”, explica o coordenador municipal de Promoção de Igualdade Racial, Ivo Miguel Evangelista Santos.

Foram destacadas 25 pessoas entre educadores, servidores públicos, empreendedores, músicos, artistas, jornalistas e representantes de outras diversas áreas. Egle Rodrigues Pereira, a Tia Egle, que luta pela sociabilização de crianças, integrou a lista da 4ª edição do evento. Emocionada, fez questão de ressaltar que se sentia honrada com a condecoração.

“É um momento único. Quando somos homenageados pelo nosso trabalho, conseguimos entender o que estamos fazendo e por quê. E quando você fala de nordestino, você fala de resistência”.

Orgulho

A comerciante Angelica Carregosa Andrade também estava orgulhosa em receber a medalha. Ao lado do marido, Carleon Batista de Andrade, relembrou o começo da história do casal na Cidade. Ela saiu de Sítio do Quinto, na Bahia, nos anos 1990. Já Carleon, chegou antes, na década de 1980. Donos do Pedra Baiana, eles abriram portas e se estabeleceram no segmento da gastronomia, focando na culinária nordestina que sempre esteve bem representada em seus restaurantes.

“É um orgulho muito grande. Fomos muito bem recebidos em Santos e ficamos muito gratos por fazer parte da história da Cidade, por gerar empregos aqui. Hoje temos 23 funcionários. Temos muita gratidão por tudo. Nordestino é assim: a gente ri da miséria, sorri para ela e não desiste nunca”, diz ela.

Enquanto aguardava Angelica receber a medalha, Carleon diz que passou um filme pela cabeça. “Foi meio difícil no começo. Mas a gente tem muita fé e hoje dá um orgulho muito lembrar de tudo que passamos”.
Também homenageada, a vice-prefeita Renata Bravo conta que também ficou comovida em receber a medalha Coração Nordestino.

“A noite de hoje nos proporcionou escutar histórias inspiradoras. Mas é importante destacar que ainda existe preconceito e, já que estamos na semana da Consciência Negra, e em um momento tão delicado do País, temos de aproveitar este momento para começar um novo Brasil, uma nova sociedade, eliminando racismo e preconceito e falando mais de respeito e dignidade”.

Veja todos os homenageados

Adriano Leocádio
Aluísio Antônio da Silva
Angélica Andrade
Aurelia Rios
Dalilhia Brito
Egle Rodrigues
Felipe Romão
Francisco Costa
Francisco Albuquerque
Geovana Borges
José Virgílio Figueiredo
José Sueldo
Luigi Di Vaio
Luciano dos Santos
Kamila Tamashiro
Maria Romão
Marilza Cerqueira
Paula Silva
Paulo Alexandre Barbosa
Regina Vieira
Renata Bravo
Renato Azevedo
Rivaldo S. A. Júnior
Rodrigo das Neves
Vanessa Faro

LEIA TAMBÉM

Ludmilla ganha seu primeiro Grammy Latino

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo