Esporte

FIFA anuncia novo Mundial de Clubes com 32 seleções e repensa o formato da Copa do Mundo

A nova competição de clubes poderá contar com 32 equipes. Já a Copa do Mundo pode permanecer com 32 seleções

Dois anúncios importantes foram feitos nesta sexta-feira (16) pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino. O primeiro é a criação de um novo Mundial de Clubes, que passará a ser disputado a cada quatro anos, com 32 times. A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida. Já sobre a Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá no México, Estados Unidos e Canadá, pode ter mudanças em relação ao formato.

Sobre o Mundial de Clubes, o mandatário da entidade máxima do futebol, anunciou que a competição terá o mesmo formato da atual edição da Copa do Mundo e ocorrerá a cada quatro anos.

“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar.

Infantino também afirmou que haverá um Mundial de Clubes Feminino, com detalhes de formato, data e número de participantes a serem definidos.

Em relação ao número de representantes de cada continente, as primeiras informações apontam que

a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes. É a condição que apresentaram para apoiar a competição.

A Fifa não anunciou o local desta primeira edição do Mundial de Clubes com 32 times, mas é natural que o torneio ocorra na América do Norte, como evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte. No ano passado, seria realizado um Mundial de Clubes com 24 clubes, mas os europeus boicotaram a decisão e além disso, a pandemia da Covid-19 impossibilitou a realização do evento.

Copa de 2026

Inicialmente desenhado para ter 16 grupos com três seleções cada, a Copa do Mundo poderia contar com 12 grupos com quatro times, em decisão que será avaliada nas próximas reuniões do comitê da entidade. E que pode ser influenciada pela emoção da Copa no Catar, segundo Infantino.

Quando anunciamos a Copa do Mundo com 48 times, decidimos que seria com 16 grupos de três. Mas preciso dizer aqui que vamos rediscutir isso. Eu preciso dizer que depois desta Copa do Mundo, e do sucesso dos grupos de quatro… Os grupos foram incríveis, com emoção até o último minuto. Precisamos rediscutir o formato. Pode ser 12 grupos de quatro. Vai estar na agenda dos próximos encontros.”

O chefe do departamento de desenvolvimento de futebol da Fifa, Arsène Wenger, já havia indicado no começo da Copa do Mundo, em coletiva, que o formato não estava fechado. E que seria analisada a possibilidade de os 48 participantes serem divididos em 12 grupos, e não mais 16. Uma mudança que pode ter impacto direto no calendário e na logística.

Se a Fifa mudar o formato para 12 grupos de quatro times, o número do jogos na Copa do Mundo vai aumentar para 104 – quarenta partidas a mais do que as atuais 64. O formato com 16 grupos de três previa a realização de 80 jogos, que já haviam até sido divididos entre os três países-sede da Copa de 2026: 60 jogos nos EUA, 10 no México e 10 no Canadá. Caso a entidade confirme o aumento do número de partidas, essa divisão naturalmente será revista.

LEIA TAMBÉM

França supera Marrocos para disputar final da Copa com Argentina

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo