Mais um imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Santos, para que funcione o ensino em tempo integral da rede municipal. Nessa sexta-feira (16), foi assinada a compra do espaço do prédio onde funciona o Centro Empresarial Strong, no número 159 da Avenida Conselheiro Nébias, na Vila Nova. O local receberá, em 2023, mais de 600 alunos do Ensino Fundamental I e II.
Atualmente, o prédio na Avenida Conselheiro Nébias abriga a Strong Business School, empresa conveniada com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que oferece cursos de graduação e tecnólogo. Mas a partir de fevereiro, o espaço recebe os alunos do Centro de Atividades Integradas (Cais) Milton Teixeira, que atualmente funciona na Avenida Ana Costa, no Campo Grande.
Já no segundo semestre, é a vez da integração dos alunos da UME José Bonifácio, hoje situada no número 219 da Av. Conselheiro Nébias, também na Vila Nova.
De acordo com a prefeitura, a transferência gradual é em razão do período de seis meses para a desapropriação amigável do imóvel, solicitado pela Strong. Como o Cais Milton Teixeira funcionará nos 3º e 4º andares, a mudança dessa instituição será mais rápida, visto que estes já estão vazios. Já os pisos inferiores, onde ficarão os alunos da UME, ainda serão desocupados.
O prefeito Rogério Santos ressaltou que a ampliação do ensino integral na Cidade é uma das prioridades do Governo. “É um dos nossos compromissos e, através desse novo equipamento, conseguiremos também ampliar as vagas dessas escolas. Isso vai fazer com que a educação pública de Santos dê um grande salto de qualidade numa das regiões que mais necessita”.
Quem também vê a mudança com muita alegria é a secretária municipal de Educação (Seduc), Cristina Barletta. “Teremos um ganho muito grande na qualidade de ensino em razão do espaço do imóvel, que é muito amplo, com condições de receber diversas oficinas que complementam o processo de ensino e aprendizagem”.
Readequação
Embora o prédio esteja em perfeito estado, não necessitando de grandes reformas para receber o ensino municipal, a administração explica que obras de adequações terão de ser feitas. Primeiro a transformação da cantina em um refeitório e a construção de duas quadras na parte lateral do prédio. O projeto já está em andamento.
A UME José Bonifácio, atualmente, funciona de maneira híbrida, ou seja, a aderência ao ensino integral é opcional. O regime será mantido no segundo semestre do próximo ano, quando a unidade for transferida para o novo prédio, porém, a partir de 2024, a escola migrará totalmente para o ensino integral. Atualmente, a escola conta com 308 alunos.
Já o Cais Milton Teixeira continuará funcionando na modalidade jornada ampliada, recebendo alunos de escolas municipais de ensino regular no período contrário ao das aulas, onde oferece atividades complementares.
A jornada ampliada da instituição é de responsabilidade da Associação de Amor à Criança Arcanjo Rafael, entidade subvencionada à Municipalidade, e atualmente atende a 300 crianças das escolas municipais Edméa Ladevig (Gonzaga), José da Costa e Silva Sobrinho (Alemoa), Irmão José Genésio (José Menino), Martins Fontes (Morro da Penha) e Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó).
LEIA TAMBÉM
Santos anuncia a construção de nova escola municipal de tempo integral