CelebridadesEsporte

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: A vida de um Rei

a história de uma das lendas do futebol mundial

Muitos conhecem Edson Arantes do Nascimento como Pelé, o Rei do Futebol, mas após 82 anos de vida e incontáveis vitórias, o astro do futebol nos deixou esta semana.

Para muitos ele continuará sendo a maior referência do futebol pelos gols, dribles e uma série de  títulos que o consolidou como o Rei do Futebol para o Santos Futebol Clube, onde anotou 1.091 gols e uma série de títulos nacionais e internacionais. Mas também na Seleção Brasileira, onde Pelé faturou três Copas do Mundo.

De acordo com as informações, Pelé desembarcou na Vila Belmiro em 1956 e logo  na estreia, contra o Corinthians de Santo André, balançou as redes.

Daí em diante foram 18 anos com as cores do Alvinegro levando alegrias aos santistas e desespero, mas admiração aos adversários com os dribles, lances geniais e gols.

Mineiro de Três Corações, Pelé demonstrava uma habilidade fora do comum, mesmo sendo muito pequeno.

Com ele, o Santos de ouro era formado com Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. E praticamente não tinha para ninguém. Foram duas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, três Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas. Além disso, Pelé também quebrou a marca de 1000 gols pelo Peixe, marcando 1091 vezes em 1116 jogos.

Sua chegada a Seleção Brasileira

 

Defendendo a canarinho, Pelé anotou 77 gols em 92 jogos e com ele vieram as três primeiras Copas do Mundo.

Em 1958, na Suécia, o menino de 17 anos deixou suecos, franceses e outros adversários perplexos com tamanha facilidade de jogar bola. Sendo decisivo nas finais, o Rei garantiu o primeiro Mundial do Brasil.

Em 1962, Pelé não teve o mesmo brilho, devido a lesões. Mas ainda assim sua participação foi importante no bicampeonato no Chile. Mas em 1966, na Inglaterra, Pelé, junto com a Seleção Brasileira foram cassados pelos adversários e o jogo duro tirou a chance brasileira do tricampeonato.

Ele só viria em 1970, onde a considerada maior seleção de todos os tempos com Felix, Clodoaldo, Tostão, Jairzinho, Rivelino, Edu e tantos outros, deram um passeio no México. E Pelé foi um grande destaque com gols e coroando o Brasil com mais uma Copa do Mundo e colocando de vez  o rótulo de que o Brasil se tornasse o país do futebol.

Depois de sair do Santos, em 1974, Pelé chegou a anunciar a aposentadoria. Mas antes mostrou um pouco do seu talento com a bola em solo norte-americano. Ele foi contratado pelo New York Cosmos dos Estados Unidos, fez mais gols e lá se aposentou definitivamente em 1977.

Aos 82 anos, o Rei seguiu sendo a figura mais importante da história do Santos, da Seleção Brasileira, detendo a artilharia histórica e grande parte das principais conquistas das equipes.

Nos últimos tempos sua maior batalha foi contra os problemas de saúde. Contudo, o eterno camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira nunca deixa de lutar. E sempre com o bom humor e a alegria de menino.

Leia mais

Câncer de pele é mais frequente na cabeça e pescoço

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo