Saúde

Mais de 40 mil casos de câncer na cabeça estão previstos para surgir no Brasil

Em caso de sintomas, a prevenção e a procura pelo médico é necessária

O câncer na região da cabeça e do pescoço é perigoso e não tratado a tempo, pode levar à morte. E o Instituto Nacional do Câncer já emitiu um alerta, Para 2023, cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano. E a tendência é que este número siga até 2025. Por isso a orientação é no caso de sintomas ou marcas na cabeça e pescoço, um médico deve ser procurado o mais breve.

O cirurgião especialista em cabeça e pescoço, Dr. Rogério Dedivitis, explica que esta é a principal ferramenta de planejamento. “Com esses dados, é fundamental a melhora na gestão na área oncológica, com definição de políticas públicas para evitar novos casos de câncer. Com isso, as estratégias são mais amplas para o combate da doença”, frisa.

De acordo com a pesquisa do INCA, no geral, serão 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano no triênio 2023-2025. E estão previstos 39.610 casos de câncer, por ano, apenas na região da cabeça e pescoço, que abrange a tireoide, cavidade oral e laringe.

“O mais importante é a realização do diagnóstico precoce que aumenta a chance de cura, de reintegração do paciente e mitiga os custos da saúde pública. Por isso é importante fazer a avaliação com o especialista em caso de aparecimento dos sintomas”, realça Dr. Dedivitis.

Além desses dados, foram divulgados os números das regiões do Brasil, com destaque para Sul e Sudeste, que concentram 70% da incidência. As regiões do país que lideram as estimativas anuais de câncer de cabeça e pescoço são: Sudeste (20.530) e Nordeste (10.070). Elas são seguidas por Sul (4.830), Centro-Oeste (2.760) e Norte (1.420).

Sintomas

Os principais sintomas de câncer de cabeça e pescoço: O aparecimento de caroço ou nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade de engolir, alteração na voz e rouquidão ou tosse por mais de 15 dias, são alguns dos sintomas associados ao câncer de cabeça e pescoço.

LEIA TAMBÉM

InfoGripe: casos de SRAG aumentam em todas as regiões do país

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo