Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o novo Comandante do Exército Brasileiro foi anunciado neste sábado (21) pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com a sua biografia, Ribeiro Paiva é General desde 31 de Julho de 2019 e estava no comando Militar do Sudeste e participou de missões do exército no Haiti e complexo do Alemão durante pacificação em 2012.
Sua carreira teve inicio como oficial do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria (RS), em seguida serviu em quartéis do Rio e do Paraná.
O novo comandante do exército ainda atuou como assessor militar do Brasil junto ao exército do país no Equador.
Paiva também comandou o Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília, e a Academia Militar das Agulhas Negras além de outras unidades.
Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, chegou a exercer a função de ajudante de ordens do Presidente da república.
Pró-Democracia
Nesta última quarta-feira (18), Paiva participou de um evento no quartel-general do Comando Militar do Sudeste em que defendeu o resultado das urnas e democracia.
Sendo assim, sua fala de 10 minutos teve grande força nas redes sociais, já que foi a primeira vez que alguém do exército falou abertamente sobre o assunto desde os atentados em Brasília.
Desde a redemocratização, em 1985, o Exército já teve 10 comandantes.
Leia mais