

Santos vai contar com mais um centro esportivo e de formação de atletas. A prefeitura anunciou a implantação do Centro de Lutas, que vai funcionar no “castelinho”. O prédio histórico está anexado ao Centro de Atividades Integradas do Município (Cais), na Vila Mathias.
Segundo a administração, o local será exclusivo para oferecer toda infraestrutura para prática de esportes como judô, taekwondo, caratê, luta olímpica e boxe, tanto para alto rendimento, como para iniciação esportiva.
O edital de licitação foi lançado no dia 14 de fevereiro para a escolha da empresa que cuidará da restauração e a modernização do espaço. Os primeiros envelopes serão abertos no dia 2 de março. A expectativa é de que todo processo licitatório até a assinatura de contrato dure cerca de 90 dias. A obra deverá ser executada no prazo de oito meses, a partir da data da ordem de serviço.
O trabalho, a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), será executado com recursos do Governo Federal, por intermédio do Ministério dos Esportes, no valor de R$ 1.890.725,22.
“Santos é uma cidade esportiva e tem se destacado em competições nacionais e internacionais. Nosso objetivo é incentivar a prática e buscar a valorização de nossos atletas por meio de apoio e infraestrutura adequados para o treinamento. Esporte também é educação, cidadania e saúde”, disse o prefeito Rogério Santos.
A gestão das atividades no novo espaço ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). De acordo com o secretário Gelasio Ayres Fernandes Júnior, o Centro de Lutas será mais um importante equipamento para a promoção do esporte na Cidade. “Serão diversas modalidades de luta e dezenas de vagas tanto para iniciantes quanto para atletas de alto rendimento, em um espaço público inédito na região”, destacou.
O funcionamento
O prédio passará por restauração e terá as suas instalações modernizadas, com recente Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), novas instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e lógica. O saguão de entrada foi projetado para contemplar também uma área de exposição.
O castelinho será preparado para receber no pavimento térreo as áreas adequadas para as atividades de lutas como judô, luta olímpica e boxe. Está prevista a criação de espaços de apoio às atividades esportivas como a sala multiúso, de fisioterapia, vestiários e sanitários acessíveis.
No pavimento superior ficará o espaço do caratê, com os sanitários e vestiários de apoio (acessíveis), além das áreas administrativas e técnicas. Duas escadas bem distribuídas, itens de acessibilidade como piso podotátil e corrimãos, e ainda um elevador permitirão a todas as pessoas o acesso seguro entre os pavimentos.
LEIA TAMBÉM
Brasil consegue vitória épica sobre os EUA e vai para o Mundial de Basquete