EsporteSantos

Centro de Lutas de Santos será implantado em prédio histórico

Localizado na Vila Mathias, equipamento vai abrigar cursos de formação de novos atletas

Santos vai contar com mais um centro esportivo e de formação de atletas. A prefeitura anunciou a implantação do Centro de Lutas, que vai funcionar no “castelinho”. O prédio histórico está anexado ao Centro de Atividades Integradas do Município (Cais), na Vila Mathias.

Segundo a administração, o local será exclusivo para oferecer toda infraestrutura para prática de esportes como judô, taekwondo, caratê, luta olímpica e boxe, tanto para alto rendimento, como para iniciação esportiva.

O edital de licitação foi lançado no dia 14 de fevereiro para a escolha da empresa que cuidará da restauração e a modernização do espaço. Os primeiros envelopes serão abertos no dia 2 de março. A expectativa é de que todo processo licitatório até a assinatura de contrato dure cerca de 90 dias. A obra deverá ser executada no prazo de oito meses, a partir da data da ordem de serviço.

O trabalho, a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), será executado com recursos do Governo Federal, por intermédio do Ministério dos Esportes, no valor de R$ 1.890.725,22.

“Santos é uma cidade esportiva e tem se destacado em competições nacionais e internacionais. Nosso objetivo é incentivar a prática e buscar a valorização de nossos atletas por meio de apoio e infraestrutura adequados para o treinamento. Esporte também é educação, cidadania e saúde”, disse o prefeito Rogério Santos.

A gestão das atividades no novo espaço ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). De acordo com o secretário Gelasio Ayres Fernandes Júnior, o Centro de Lutas será mais um importante equipamento para a promoção do esporte na Cidade. “Serão diversas modalidades de luta e dezenas de vagas tanto para iniciantes quanto para atletas de alto rendimento, em um espaço público inédito na região”, destacou.

O funcionamento

O prédio passará por restauração e terá as suas instalações modernizadas, com recente Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), novas instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e lógica. O saguão de entrada foi projetado para contemplar também uma área de exposição.

O castelinho será preparado para receber no pavimento térreo as áreas adequadas para as atividades de lutas como judô, luta olímpica e boxe. Está prevista a criação de espaços de apoio às atividades esportivas como a sala multiúso, de fisioterapia, vestiários e sanitários acessíveis.

No pavimento superior ficará o espaço do caratê, com os sanitários e vestiários de apoio (acessíveis), além das áreas administrativas e técnicas. Duas escadas bem distribuídas, itens de acessibilidade como piso podotátil e corrimãos, e ainda um elevador permitirão a todas as pessoas o acesso seguro entre os pavimentos.

LEIA TAMBÉM

Brasil consegue vitória épica sobre os EUA e vai para o Mundial de Basquete

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo