EsporteTurismo

VÍDEO – “República Tcheca” paulista vira a capital do ciclismo

Conheça mais sobre Batatuba e o evento que levou mais de 700 ciclistas a competirem e a fazer uma singela homenagem

Quando se fala em competições de ciclismo, um dos países lembrados é a República Tcheca, que é protagonista no esporte e por sediar torneios em cenário europeu e mundial. No Brasil, uma região do Interior de São Paulo virou por um dia a “República Tcheca” do ciclismo. Aconteceu o Tour na Roça, no Distrito de Batatuba, na cidade de Piracaia, com a presença de 700 ciclistas.

Com o clima de tranquilidade, clima ameno, o cenário foi o ideal para a realização do evento, que além dos moradores de Batatuba, ciclistas de outras cidades do Estado de São Paulo também fizeram questão de participar. E claro, além da disputa esportiva, da cultura e do turismo, quem se beneficiou foi o comércio local, que faturou muito

Os ciclistas percorreram 43 km sem ultrapassar os limites do histórico distrito de Piracaia e durante o trajeto, os esportistas puderam contemplar o cenário rural, com paisagens repletas de cachoeiras, riachos, lagos, mata nativa, com direito a belas árvores e flores, além de várias fazendas e o melhor que a Serra da Mantiqueira pode mostrar.

A iniciativa do Tour na Roça foi promovido pelo Núcleo Jan Antonin Bata, do Centro Cultural Jindrich Trachta, quis promover uma justa homenagem à Republica Tcheca. Além da competição, os visitantes e moradores também puderam conferir uma exposição fotográfica abordando vários aspectos da Vila Bata e da Indústria de Calcados e da luta pela preservação de sua origem do país.

Além disso, o passeio ciclístico serviu também para homenagear os milhares de tchecos radicados no Brasil os quais ajudam também, a construir a soberania do nosso País

Veja o vídeo:

O responsável pela entidade, Dirceu Cardoso, contou à Rede Noticiaz sobre a idealização do projeto, enaltecendo a população tcheca, que embora sejam poucos que vivem no Brasil, foram lembrados, além de enaltecer a cultura do país europeu. Ele fez uma homenagem à Jan Antonin Bata, empreendedor e criou quatro cidades brasileiras na década de 1940, sendo responsável por empregar muitas pessoas.

“O projeto visa mostrar ao Brasil e ao mundo um pedaço da República Tcheca. Jan Antonin Bata criou as cidades de Bataiporã, Bataguaçu, Mariápolis e Batatuba. Temos que despertar ao mundo a cultura tcheca, assim como a Holanda, por meio de Holambra, a Oktoberfest da Alemanha, realizada em Santa Catarina, a origem de Barão de Paranapiacaba, dos ingleses e o bairro da Liberdade, em São Paulo, feita pelos japoneses, fizeram”.

“Temos que ter o campo da República Tcheca e despertou a atenção dos ciclistas, moradores e autoridades que o esporte é ferramenta de transformação e mudanças, principalmente na economia. O Tour na Roça é uma ferramenta para mudar e Batatuba descobriu o seu feeling de ouro. Vamos pedalar sempre e o evento veio para ficar e transformar”.

LEIA TAMBÉM

Centro de Inovação e Tecnologia de Louveira é apresentado ao Governo de SP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo