São Vicente
São Vicente realiza primeiras cirurgias para diagnóstico de câncer de mama no Hospital do Vicentino
Três mulheres realizaram o procedimento, que é o único capaz de prevenir e identificar esse tipo de câncer
O Centro Cirúrgico do Hospital do Vicentino, inaugurado no início do mês, já está em plena atividade, realizando as mais diversas cirurgias.
De acordo com as informações, nesta sexta-feira (17), a unidade começou a realizar um procedimento importante e inédito na Cidade, e entre equipamentos municipais de saúde na Baixada Santista, que pode prevenir e identificar um câncer de mama antes mesmo de aparecer. É a cirurgia diagnóstica de câncer de mama de lesões não palpáveis.
Ainda de acordo com as informações, a cirurgia foi realizada em três pacientes, pelo mastologista Fabiano Affonso Kimus, especialista no estudo das glândulas mamárias.
Sendo assim, o procedimento serve para localizar lesões que são imperceptíveis na realização do autoexame e da ultrassonografia, e que não são palpáveis. É possível, por meio da mamografia, localizar a lesão na mama e realizar o agulhamento, procedimento que consiste em inserir uma agulha nos seios, com um o fio guia que passa por dentro da agulha, e a lesão é retirada cirurgicamente.
Por fim, antes da cirurgia, as pacientes passam pelo anestesista. O procedimento é totalmente indolor e tem duração de cerca de 30 minutos. É simples, rápido e no mesmo dia as pacientes têm alta hospitalar.
Cirurgia
Com a realização da cirurgia, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente busca zerar a fila de mulheres que precisam passar por esse tratamento. Sem a aquisição desse sistema, estima-se que as pacientes teriam que aguardar cerca de dois anos para conseguir o procedimento. Atualmente, cerca de 100 pacientes aguardam por essa cirurgia.
Leia mais