São Sebastião volta a registrar deslizamentos de terra e alagamentos com forte chuva
Cemaden faz o alerta para o temporal que prossegue nesta quarta
São Sebastião voltou a registrar mais um dia de chuva forte. Nessa terça-feira (18), o temporal provocou um deslizamento de terra na Rio-Santos, alagou vias e deixou 13 desalojados. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para riscos de estragos nesta quarta (veja mais abaixo).
Segundo a prefeitura, 13 pessoas foram retiradas preventivamente de suas casas no Morro do Pantanal por causa do volume de chuva e foram atendidas na unidade escolar de Juquehy. Elas retornaram para casa na manhã desta quarta-feira (19) após vistoria nos imóveis.
Também houve um deslizamento de terra, no Km 159 da Rio-Santos, trecho de Boiçucanga. O trânsito no local já estava normalizado na manhã desta quarta.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou mais de 75 milímetros em pouco mais de seis horas de chuva – volume considerado alto para o período.
A Defesa Civil e equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) estão na rua desde a madrugada realizando monitoramento nas áreas de risco e trabalhando em possíveis rescaldos.
Alerta de chuvas e deslizamento de terra
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra nesta quarta-feira (19) devido ao volume de chuva previsto em cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
O alerta informa que a passagem de uma frente fria causará chuva de forma generalizada por estas regiões, especialmente entre a madrugada e manhã desta quarta-feira (dia 19). As chuvas podem ser localmente mais intensas e junto dos acumulados dos últimos dias podem ocasionar os deslizamentos.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Frente fria chega com chuva intensa e temperatura baixa em Santos