

Moradores e comerciantes da Rua Azevedo Sodré, em Santos, devem estar atentos. A partir de terça-feira (9), a prefeitura vai começar a realizar as obras de revitalização da via e por conta disso, o trânsito na região terá mudança. Os trabalhos vão se concentrar inicialmente entre as avenidas Conselheiro Nébias e Washington Luís (Canal 3). O prazo para a conclusão dos serviços é de seis meses.
Segundo a prefeitura, o trecho que será revitalizado é um dos principais corredores comerciais da cidade. Os serviços de melhoria contam com a implementação de um novo sistema de drenagem, fiação embutida, repavimentação, calçadas acessíveis e novas guias e sarjetas.
Serão investido mais de R$ 6,7 milhões do governo estadual em projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) – a empresa Fortnort Engenharia venceu a licitação e será responsável pelas obras.
A revitalização ocorrerá em quatro etapas, devido à grande circulação de veículos. A primeira fase das obras, com início previsto quarta-feira (10), será feita entre o Canal 3 e a Rua Eloy Fernandes. A segunda, entre as ruas Eloy Fernandes e Firmino Barbosa.
A terceira etapa será entre as ruas Firmino Barbosa e Waldomiro Silveira. Por fim, a última ocorrerá entre a Rua Waldomiro Silveira e a Avenida Conselheiro Nébias.
Trânsito vai mudar
A Rua Minas Gerais terá a mão invertida a partir de terça-feira (9), servindo como uma das rotas alternativas à Rua Azevedo Sodré em direção ao Canal 3. A Rua Samuel Bacarat passará a operar no sentido contrário para dar acesso à Rua Itapura de Miranda.
Além disso, algumas ruas que operam em mão única passarão a ter sentido duplo, apenas durante a obra. São elas:
- Rua Valdomiro da Silveira;
- Rua Firmino Barbosa, entre ruas Thiago Ferreira e Azevedo Sodré;
- Rua Ivampa Lisboa;
- Rua João Pinho;
- Rua Eloy Fernandes, entre as ruas Thiago Ferreira e Azevedo Sodré.
Para a melhor fluidez do trânsito, algumas ruas devem ter proibição de estacionamento. As mudanças serão sinalizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfico de Santos (CET-Santos).
Durante os serviços, a CET-Santos disponibilizará agentes de trânsito para orientar os motoristas nos pontos de mudança. A administração municipal informou que os moradores e comerciantes afetados pelas obras já receberam orientações.
Transporte público
A prefeitura informou que a obra implicará em mudanças temporárias na linha 40 do ônibus municipal.
- No sentido Gonzaga/Boqueirão, o itinerário fará o percurso a partir do Canal 3, pela Rua Governador Pedro de Toledo e Avenida Conselheiro Nébias (sentido praia/Centro), seguindo pelo percurso original;
- No sentido Boqueirão/Gonzaga, o itinerário passará pela Avenida Conselheiro Nébias (sentido Centro/praia), Rua Mato Grosso, Canal 3 (Centro/praia) e Rua Azevedo Sodré, seguindo pelo percurso original.
LEIA TAMBÉM