SantosTrabalho

Centenas de moradores dos morros de Santos participam da Caravana do Emprego

Serviço disponibilizou quase 200 vagas abertas de trabalho

Mais do que ter dinheiro, o emprego garante dignidade, cidadania e desenvolvimento para as pessoas. Em Santos, aconteceu no sábado (6), a Caravana do Emprego, na Lagoa da Saudade, do Morro da Nova Cintra e ela atraiu centenas de pessoas em busca de uma das quase 200 vagas disponíveis.

A iniciativa das secretarias municipais de Assuntos Portuários e Emprego de Santos (Seporte) e da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) ofereceu cadastro e consulta de vagas de emprego do Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET). Neste sábado, a Caravana foi até a Lagoa da Saudade com 196 vagas abertas, conforme informou o titular da Seporte, Bruno Orlandi. Os encaminhamentos para empresas dependem dos perfis dos interessados.

Morador há 8 meses em Santos, Sérgio Ricardo conta das dificuldades de sustentar a família – ele tem um filho – e de pagar o aluguel. “Estou muito feliz com esta oportunidade. É só ver o sorriso no meu rosto”, contou ele, que tem grande experiência na área de estoque. “Estou indo agora fazer um curso profissionalizante”, despediu-se, no começo da tarde.

Cristiano Pereira Alves, 43, também tentou uma vaga pela Caravana. Morador do Morro Santa Maria, conta que vive de bicos há quase três anos, quando perdeu o emprego formal no período mais crítico da pandemia de covid-19. “Vim buscar vaga nas áreas de portaria e limpeza”.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Segundo detalhou o secretário Bruno Orlandi, além de aproximar as empresas dos interessados em vagas, o objetivo da Caravana também é levar atendimento jurídico e serviços nas áreas de Educação, Esporte e Saúde. “No CPET, de janeiro a março, 480 pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego”, ressaltou ele. O número de carteiras de trabalho assinadas este ano no Município foi de 1.596.

Quer se dar bem? Veja estas dicas

Quem participou da Caravana do Emprego também recebeu dicas de como se portar em uma entrevista por vaga em uma empresa. Coordenador do CPET, Ricardo Serra ressaltou que pequenos detalhes, como mexer no aparelho de celular durante a entrevista, podem fazer o interessado perder a vaga.

A apresentação visual do interessado em uma vaga também é fator determinante, segundo Serra. Homens não devem comparecer à entrevista usando camisas de time de futebol ou bonés. Cabelo e barba devem estar bem aparados. Para as mulheres, recomenda-se unhas limpas e o uso de roupas discretas (sem cores chamativas).

LEIA TAMBÉM

Governo antecipa para maio o pagamento do 13º de beneficiários do INSS

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo