Fim de semana do Dia das Mães será com casaco e cachecol
Previsão é que uma onda de frio esteja presente em boa parte do Brasil
Todo mundo aguarda a chegada do Dia das Mães para poder curtir o tempo com a mamãe, seja dentro ou fora de casa. Mas para quem for sair, é bom preparar o casaco e o cachecol. Isto porque a previsão do tempo é que até o domingo (14), o clima esteja bem gelado em boa parte do Brasil.
Segundo o Instituto Climatempo, a frente fria que avançou sobre o centro-sul do Brasil esta semana trouxe chuva e também o ar frio de origem polar. A temperatura baixou em toda Região Sul e nos próximos dias espera-se uma queda de temperatura acentuada também sobre o Mato Grosso do Sul e em várias áreas dos estados do Sudeste. Nesta Região, o excesso de nebulosidade e a chuva estão ajudando a baixar a temperatura, junto com a entrada do ar frio de origem polar.
O ar frio de origem polar continua espalhado pelo centro-sul do Brasil nos próximos dias. Até a madrugada do domingo, 14 de maio, quando se comemora o Dia das Mães, há possibilidade de recorde de menor temperatura em 2023 em várias capitais brasileiras.
A madrugada do sábado, 13 de maio, poderá ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre e em Vitória. Belo Horizonte poderá ter sucessivos recordes de baixa temperatura na sexta, sábado e domingo.
Para Curitiba e São Paulo, a maior chance de estabelecer um novo recorde de frio para 2003 será na madrugada do domingo. Em Campo Grande, o novo recorde de frio deste ano é mais provável no sábado. Já para Cuiabá, a maior possibilidade de bater recorde é no domingo.
No Sul do Brasil, houve formação de geada nos últimos dois dias em áreas da Serra Gaúcha e Catarinense. Na madrugada de quarta, 10 de maio, a temperatura chegou a 2,2°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, pela medição do Epagri-Ciram.
Temperaturas negativas foram registradas na madrugada desta quinta-feira em áreas da serra catarinense e no sul do Paraná. Ainda há condições para geada e temperaturas próximas de zero nesta sexta-feira em áreas das serras gaúcha e catarinense.
LEIA TAMBÉM
Jiboia de três metros é encontrada e salva pelos Bombeiros em Ubatuba