Praia GrandeSaúde

Vacinação contra a gripe é aplicada para todos com mais de seis meses em Praia Grande

Imunização começou no sábado (20) e segue para os próximos dias

Agora todas as pessoas com mais de 6 meses de vida poderão se vacinar contra a gripe em Praia Grande. Desde o sábado (20), a prefeitura ampliou a vacinação contra a gripe para toda população e ela ocorre neste fim de semana no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) das 9h às 15h. Já durante a semana, todas as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) irão aplicar o imunizante.

De acordo com a administração, para receber a vacina contra a gripe neste final de semana, os interessados deverão comparecer ao Cemas localizado na Rua Thomé de Souza, 1.313, no Bairro Aviação, no horário indicado.

A aplicação da vacina segue normalmente nas 30 Usafas, sempre das 9h às 16h, a partir de segunda-feira (22). É necessário levar o documento original com foto e a carteira de vacinação.

A ampliação do público atende à determinação do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir as complicações decorrentes da doença. A vacinação contra a gripe possibilita também a queda nas internações e na mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.

Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, é possível receber a vacina contra a influenza junto com o imunizante que combate a Covid-19, não tendo necessidade de intervalo entre as vacinas. O Cemas também mantém disponível durante todo o fim de semana as vacinas contra a Covid-19.

Confira abaixo as doses indicadas para todas as faixas etárias:

Covid 19

  • 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
  • 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
  • 1º dose de reforço para pessoas acima de 5 anos;
  • 1º dose reforço para crianças de 3 e 4 anos que receberam duas doses de Coronavac;
  • 2º dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre
  • 12 e 17 anos;
  • 3º dose de reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
  • Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos, indivíduos com comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e gestantes e puérperas acima de 12 anos.
Outras vacinas
  • HPV: Destinada atualmente ao público de 9 a 14 anos.
  • Meningite: Destinada para crianças menores de 5 anos.
  • Vacina meningocócica ACWY: Destinada ao público de 11 e 12 anos e, até junho de 2023, também para adolescentes de 13 e 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM

Anvisa concede registro de vacina nacional contra 4 tipos de meningite

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo