Notícia boa: brasileiros poderão usar Pix para fazer compras em alguns comércios da Argentina. Esse é o plano da Fiserv, fintech americana, que está desenvolvendo um projeto de digitalização de pagamentos na América Latina para permitir que os negócios da Argentina aceitem pagamentos feitos com o Pix.
A solução começa a funcionar em julho deste ano, mas ainda não tem uma data definida. Inicialmente foi informado à reportagem que seria no segundo semestre de 2023 sem mais detalhes, mas assessoria informou a nova previsão às 15h42 e a matéria foi atualizada.
A possibilidade de aceitar um meio de pagamento eletrônico adicional pode aumentar a eficiência e reduzir os custos para o comércio. Do lado do consumidor é uma forma de administrar seu dinheiro durante a viagem sem precisar fazer câmbio, por exemplo.
Como vai funcionar?
A operação com Pix no estabelecimento argentino será feita via QR Code. Nos mesmos moldes que funciona por aqui atualmente, por meio de uma tecnologia provida pela fintech para os comércios. O cliente escaneia o QR Code com o valor da compra, é direcionado ao aplicativo do banco brasileiro e efetua o pagamento via Pix.
O valor que aparecerá para o cliente pagar estará em pesos argentinos, mas o dinheiro que sai da conta do cliente é o equivalente em reais com a conversão cambial no momento da compra e a taxa de IOF aplicada a transações de câmbio já embutidas no valor final.
LEIA MAIS
Centro Logístico em Cajamar divulga 70 vagas de empregos