Prefeitos de Santos e São Vicente trocam farpas durante entrega de moradias
'Tancredo Neves 3' é a concretiza do sonho da casa própria para 1.120 famílias santistas
Com 1.120 unidades prontas, o conjunto Tancredo Neves, maior empreendimento habitacional de Santos dos últimos 40 anos, foi construído em terreno cedido pela Cohab-Santista e passa a servir de moradia para as famílias que vivem em áreas de palafitas do Dique da Vila Gilda e São Manoel.
De acordo com as informações, como está incluído no Programa Minha Casa, Minha Vida, os novos moradores ficarão isentos do financiamento habitacional.
Ainda de acordo com as informações, durante a entrega, o Prefeito de São Vicente Kayo Amado alertou obre os problemas enfrentados na cidade.
“É importante saber que essas famílias estão saindo de Santos, cujo IDH é o 3º no estado de São Paulo e 6º no Brasil, para São Vicente, onde o nosso IDH é 121º no estado e 249º no Brasil. Essas pessoas estão vindo para uma cidade onde a população formal ocupada está na posição 590 do estado de São Paulo, com apenas 10% da população formal no mercado de trabalho. Em Santos, está na 22ª posição. É importante saber que a população na extrema pobreza em Santos está em 8%, em São Vicente é mais que o dobro: 18%.”
Sendo assim, Kayo usou a oportunidade para pedir mais ajuda do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas para a cidade.
“Por isso eu digo, vice-presidente (Geraldo Alckmin), governador (Tarcísio de Freitas) e deputados, nós precisamos de vocês para que esse povo tenha o melhor serviço público que possa ser entregue”
Por fim, na vez de Rogério Santos, Prefeito da cidade de Santos, o momento foi usado para rebater algumas informações.
“As nossas UPAs, prefeito Kayo, atendem mais de 50% da população de São Vicente. É nesse espírito que o prefeito Kayo e eu trabalhamos, não ficamos só no discurso. Prefeito, nós trabalhamos juntos, se estivermos juntos, vamos resolver os problemas da população como é hoje o Tancredo.”
Durante o discurso, o chefe do executivo de São Vicente levantou-se da cadeira com sua esposa e foi para outra área, mostrando desconforto com as falas.
O Tancredo Neves 3 recebeu quatro escolas, sendo duas de Ensino Infantil, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio, para atender as famílias. Uma unidade básica de saúde foi ampliada e reformada, e uma unidade de estratégia da saúde da família foi erguida ao lado da UBS.
Leia mais
São Vicente garante direito de nome social para pessoas trans