Saúde

Número de jovens com câncer aumenta em 79%

Crescente foi registrada nas últimas três décadas.

No mundo todo, o número de casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos subiu assustadores 79%. Segundo um novo estudo publicado na revista científica BMJ Oncology. Essa crescente foi registrada ao longo das três últimas décadas, de 1990 a 2019.

Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, que incluem cientistas renomados de instituições como a Universidade Zhejiang, na China, a Universidade de Edimburgo e o Imperial College London, no Reino Unido, entre outras, a tendência é que este quadro continue a se agravar.

A projeção é de que, até 2030, os casos e as mortes por câncer nesta faixa etária aumentem 31% e 21%, respectivamente, sendo as pessoas com cerca de 40 anos as mais afetadas.

Em 2019, foram 1,82 milhão de novos casos de câncer em pessoas abaixo dos 50 anos. Este número evidencia um crescimento de 79% se comparado aos dados de 1900. Já o número de mortes por câncer nesta faixa etária em 2019 foi de 1,06 milhão, um aumento de 28% em relação a três décadas antes.

A maior parte desses casos foram de câncer de mama, com uma incidência de 13,7 diagnósticos a cada 100 mil habitantes no mundo. No entanto, os tumores de traqueia (nasofaringe) e de próstata foram os que apresentaram maior crescimento no período analisado, aumentando anualmente 2,28% e 2,23%, respectivamente.

LEIA MAIS
VÍDEO – Motorista de aplicativo mostra veículo após atropelamento de Kayky Brito

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo