Guarujá

Guarujá começa a usar aspiradores para combater a dengue

Até o momento, o Município é o único da Baixada Santista com o equipamento, que também pode ser utilizado dentro das residências, sem a necessidade do uso de inseticida

Agentes municipais de controle de endemias estão utilizando aparelhos aspiradores. O equipamento captura os insetos, retirando-os do meio ambiente, permitindo inclusive, atuação dos agentes em cômodos internos de imóveis, por exemplo.

De acordo com as informações, ao todo, quatro aspiradores foram adquiridos pela Prefeitura. Guarujá é o único município da Baixada Santista a fazer uso do equipamento, até então usado somente pela equipe de Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de São Paulo (Sucen).

Ainda de acordo com as informações, o aspirador identifica a quantidade de mosquitos capturados, e se são machos ou fêmeas, que são domiciliares e principais transmissoras das doenças. A pressão interna do ar suga os insetos, de modo que eles fiquem presos no tubo e, na seqüência, são removidos para um recipiente externo (também por sucção). Depois de separados, são encaminhados ao laboratório para análises técnicas mais detalhadas.

Com pouco mais de um metro de comprimento, o aparelho funciona à bateria. A sua base é feita em alumínio e possui uma tela em uma de suas extremidades. A outra ponta é de plástico e detém um pequeno motor (uma espécie de ventilador) acoplado a uma espécie de filtro. Seu uso não agride o meio ambiente.

Leia mais

Procon Guarujá realiza Operação Dia das Crianças a partir de sexta-feira

Corpo de turista que desapareceu no mar em Guarujá é encontrado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo