PolíciaTrânsito

Detran-SP autua 78 motoristas durante Operação Direção Segura Integrada na Capital

No total, 1.002 veículos foram fiscalizados na ação promovida com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, no último final de semana

A Capital recebeu duas Operações de Direção Segura Integrada (ODSI). Na zona central, foram registradas 41 recusas de motoristas ao teste do bafômetro. A fiscalização do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 426 veículos no Viaduto Maestro Alberto Marino (final da Av. Rangel Pestana) e Avenida Alcântara Machado.

Já na Zona Sul, a operação registrou 37 recusas de motoristas ao teste do bafômetro. A fiscalização abordou 576 veículos na Rua Domingos de Morais e na Avenida Rubem Berta. A iniciativa contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Fiscalizações no Estado

As operações de ODSI da última semana aconteceram em 15 cidades do Estado: Bebedouro, Indaiatuba, Itararé, Itu, Jundiaí, Lençóis Paulista, Matão, Penápolis, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos, São Paulo (no centro e na zona Sul), Tupã e Votuporanga. No total, foram 12.294 veículos fiscalizados, resultando em 379 autuações por alcoolemia, sendo 363 recusas ao teste do bafômetro, treze por direção sob influência de álcool e três por crime de trânsito.

LEIA MAIS

Jundiaí atinge 34,72% do grupo prioritário contra a gripe vacinado

Guarda Municipal de Jundiaí lamenta morte de agente assassinado pelo filho

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo