

O vereador de santos, benedito furtado (psb), encaminhou ontem um requerimento à companhia ambiental do estado de são paulo, a cetesb, solicitando que o órgão apure as causas dos barulhos de “explosão” que foram ouvidos na baixada santista entre os dias 10 e 20 deste mês.
Furtado endereçou o documento ao presidente da cetesb, thomaz miazaki de toledo, destacando que os estrondos estão gerando “preocupação para os moradores” e requisitou que sejam apurado todos os “aspectos técnicos, geológicos e legais” dos barulhos. Segundo o legislador, “inúmeras pessoas relataram tremores nas edificações, podendo ocasionar em abalos estruturais”, diz o requerimento.
O último registro do barulho na região ocorreu no dia 20, por volta das 11 horas da manhã, quando moradores de santos, são vicente e guarujá relataram terem escutado o estrondo. Na ocasião, uma pedreira situada na área continental de santos assumiu a autoria do barulho — no entanto, os estrondos ouvidos nas semanas anteriores continuam sem explicação.
Em nota, a cetesb informou que realizou uma vistoria na pedreira no dia em que o último estrondo foi registrado. A companhia constatou uma detonação de rocha realizada no dia, dentro do índice permitido pelo órgão ambiental de acordo com a autorização concedida. Segundo a entidade, as próximas detonações, que ainda não têm previsão, serão acompanhadas pela agência ambiental de santos para verificar o nível de decibéis a ser registrado.
Leia mais
Pesquisadores criam modelo que prevê deslizamentos em São Sebastião
TSE aprova uso da força federal nas eleições em cidades de 12 estados