Tecnologia

É possível ingressar na área de Inteligência Artificial (IA) a partir do Ensino Médio? Entenda como!​

Com a expansão dessa tecnologia, cada vez mais as empresas estão demandando profissionais capacitados nessa área

A crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) no mercado brasileiro revela um cenário promissor para novas carreiras no setor, especialmente para estudantes que buscam capacitação técnica desde o Ensino Médio. Dados da Microsoft indicam que 36% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) enfrentam dificuldades em contratar profissionais com habilidades em IA, o que reforça a urgência de qualificação nessa área.

Diante disso, o investimento em formação tecnológica e a preparação de jovens para atuarem em funções estratégicas se torna cada vez mais relevante, abrindo portas para que as futuras gerações dominem as ferramentas que impulsionam a inovação e produtividade nas empresas.

As áreas de atuação prioritárias para profissionais de Inteligência Artificial, segundo o mesmo estudo, incluem Tecnologia da Informação (TI), Comunicação, Marketing, Finanças e Administração. O setor de TI, em particular, destaca-se com 39% das MPMEs apontando-o como foco principal para a aplicação de IA. Além disso, os departamentos de Comunicação e Marketing (30%) e Finanças e Administração (27%) também estão entre os que mais demandam profissionais capazes de integrar IA em estratégias de otimização de processos e tomadas de decisão mais inteligentes.

Nesse cenário, o Ensino Médio Técnico em Inteligência Artificial do Senac São Paulo, cuja primeira turma terá início no próximo ano letivo, surge como uma resposta estratégica a essa demanda crescente por profissionais capacitados. “O curso oferece uma formação que prepara os estudantes, desde o início, para se destacarem em áreas onde essa tecnologia desempenha um papel crucial, desenvolvendo competências voltadas à criação de soluções inovadoras”, ressalta Fernanda Yamamoto, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo.

O currículo abrange o desenvolvimento de algoritmos avançados, aprendizado de máquina e sistemas inteligentes, alinhando-se diretamente às expectativas do mercado por profissionais capacitados para otimizar processos e personalizar experiências em escala. Com certificações intermediárias concedidas a cada ano de formação – Assistente em Gestão de Dados (1º ano), Assistente em Business Intelligence com IA (2º ano) e Assistente em Desenvolvimento e Implementação de IA (3º ano) – os alunos já podem ingressar no mercado de trabalho durante o curso, adquirindo habilidades que refletem as reais necessidades das empresas.

Além disso, existe o foco na aplicação ética da tecnologia, para formar profissionais que liderem a transformação digital de maneira responsável, impulsionando a inovação de forma sustentável e com maiores possibilidades de uma remuneração mais alta. Isso porque, segundo a associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D3E), concluintes do ensino médio técnico têm, em média, salários 32% mais altos em comparação com os que possuem apenas o ensino médio tradicional.

Confira exemplos de funções que podem ser ocupadas por estudantes e egressos do Ensino Médio Técnico em Inteligência Artificial:

  • Analista de Dados Júnior: será responsável por coletar, organizar e analisar dados para apoiar a tomada de decisões em uma empresa, por meio da utilização de ferramentas de análise e elaboração de relatórios, identificando padrões e tendências nos dados.
  • Cientista de Dados Júnior: usará estatísticas, programação e aprendizado de máquina para criar modelos preditivos e obter insights a partir de grandes volumes de dados, com foco em resolver problemas complexos e ajudar a empresa a tomar decisões baseadas em dados.
  • Assistente de Business Intelligence (BI) Júnior e IA: auxiliará na coleta e análise de dados empresariais, criando relatórios e visualizações que apoiam a estratégia da empresa, com ferramentas de BI e aplicação de  Inteligência Artificial para automatizar processos e otimizar a tomada de decisões.
  • Estagiário em IA: esse profissional em formação apoiará o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial, colaborando na programação, treinamento de modelos de IA e na aplicação de algoritmos para resolver problemas práticos.
  • Assistente de Planejamento Estratégico: auxiliará na criação de planos e estratégias para o crescimento da empresa, analisando o mercado, concorrência e dados internos para sugerir direções e objetivos estratégicos.
  • Assistente de Projetos em TI: dará suporte na organização e execução de projetos de tecnologia da informação, ajudando a monitorar prazos, organizar recursos e garantir que os projetos estejam alinhados aos objetivos da empresa.

LEIA MAIS 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo