Governo Lula reage ao tarifaço de Trump e articula ações políticas e econômicas
Com discurso nas redes e nova regulamentação, Planalto tenta conter impacto da tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros

O governo federal intensificou nesta semana sua reação contra a tarifa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros. A estratégia combina ações políticas e técnicas para tentar conter os impactos da medida adotada pelo presidente norte-americano.
Nas redes sociais, o Planalto tem dado ênfase à defesa da soberania nacional e à união do país contra o que classifica como uma ofensiva externa coordenada entre Trump e o grupo bolsonarista. É a primeira vez no ano que o governo Lula lidera o debate online com as pautas de justiça tributária e defesa dos interesses brasileiros.
No plano técnico, o Executivo prepara a regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica, que poderá ser usada como resposta caso as tarifas não sejam revertidas. O governo também articula com empresários a criação de um comitê conjunto para negociar diretamente com o governo norte-americano.
LEIA MAIS
Duas mulheres são presas em flagrante após furto em loja de cosméticos
Foxconn Brasil abre novas vagas. Confira!