Educação

Uso da internet em escolas cai entre crianças e adolescentes

Pesquisa Tic Kids Online Brasil 2025 mostra queda no uso de dispositivos nas escolas e mudanças nos hábitos digitais da faixa etária de 9 a 17 anos.

O uso da internet por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos nas escolas caiu de 51% em 2024 para 37% em 2025, segundo o estudo Tic Kids Online Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (22), em São Paulo. A pesquisa foi conduzida pelo Cetic.br, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Apesar da redução nas escolas, o acesso à internet em casa permanece alto, com 84% dos jovens conectados várias vezes ao dia. O estudo aponta que celulares são o principal dispositivo de acesso (96%), seguidos por televisão (74%), computadores (30%) e videogames (16%).

Entre as atividades mais comuns estão pesquisas escolares (81%), busca de informações de interesse pessoal (70%), leitura ou vídeos de notícias (48%) e conteúdos sobre saúde (31%). Além disso, 46% dos jovens acessam vídeos de influenciadores digitais regularmente.

O estudo também revelou que o número de crianças e adolescentes que nunca acessaram a internet aumentou, passando de 492 mil em 2024 para 710 mil em 2025.

Segundo a pesquisa, a queda do uso em escolas pode estar ligada à implementação de restrições de celulares nas instituições e ao debate sobre proteção digital, mas o uso doméstico segue firme, mostrando que a internet continua sendo uma ferramenta central no dia a dia de jovens brasileiros.

A pesquisa entrevistou 2.370 crianças e adolescentes e o mesmo número de pais e responsáveis em todo o país, entre março e setembro de 2025.

LEIA MAIS

Incêndio atinge sala de aula em escola de Jundiaí

Quer vender mais neste fim de ano? Sebrae oferece cursos gratuitos na região

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo