Cubatão

TRE-RJ solicita envio de tropas federais para garantir segurança no segundo turno das eleições

TRE-RJ busca apoio militar para proteger o processo eleitoral no segundo turno, destacando a ameaça de facções criminosas nas áreas de votação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu nesta quinta-feira (15) solicitar o apoio das tropas federais para garantir a segurança durante o segundo turno das eleições, programado para ocorrer em 25 de outubro. A presença das Forças Armadas, que já atuaram no estado durante o primeiro turno, se torna imprescindível diante do cenário de insegurança.

A solicitação do TRE-RJ será enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliação. Se aprovada, a Corte formalizará o pedido ao Ministério da Defesa. Essa iniciativa conta também com suporte do governo do estado do Rio de Janeiro.

Durante a votação, o presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, destacou que as razões que fundamentaram a necessidade de reforço no primeiro turno ainda são válidas. Em sua análise, ele afirmou:

“O cenário de segurança pública permanece inalterado. Persiste a realidade estrutural do controle territorial armado exercido por facções criminosas e grupos milicianos sobre extensas áreas e locais de votação da Região Metropolitana do Rio”.

O desembargador acrescentou que essa situação representa uma “grave e continuada ameaça ao livre exercício do voto, à segurança dos eleitores, magistrados, mesários e servidores, bem como à higidez do próprio processo democrático”.

A mobilização das forças federais envolverá militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que estarão encarregados de apoiar a logística de distribuição de urnas e realizar o patrulhamento em 15 municípios: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Itaguaí, São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Niterói.

Vale mencionar que, no Rio de Janeiro, os eleitores estarão votando apenas para presidente da República, uma vez que a eleição para o governo estadual já foi decidida no primeiro turno, com a vitória de Douglas Ruas (PL) após a retotalização dos votos. Entenda mais sobre essa eleição aqui.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo