Cubatão

Eleitores em Salvador poderão votar até as 17h nas seções eleitorais

Bahia garante senhas para eleitores que chegarem até as 17h, após problemas com transporte público no dia das votações em Salvador

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, determinou neste domingo (25) que as autoridades eleitorais da Bahia assegurem a distribuição de senhas para todos os eleitores presentes nos locais de votação às 17h, incluindo áreas externas e de acesso aos prédios com as urnas.

Na sua determinação, o ministro enfatizou a necessidade de que sejam observadas as diretrizes do Código Eleitoral, em especial as que tratam do registro de ocorrências relacionadas às dificuldades que os eleitores possam enfrentar para se deslocar até os locais de votação. “Reforço à Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia a necessidade de registrar, nas atas das mesas receptoras, as ocorrências relacionadas a dificuldades de deslocamento dos eleitores”, declarou.

A ação foi uma resposta a um pedido da federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), que busca apoio ao presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva, e que apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) evidências de que a frota de ônibus urbanos em Salvador estava operando com menos da metade de seus veículos habituais.

A Fé Brasil solicitou uma extensão do horário de votação, pedido que até o momento não obteve resposta do ministro Cueva. Apesar disso, o corregedor citou que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já estava tomando providências em relação à situação. Inspeções realizadas nas garagens de ônibus revelaram que a Secretaria de Mobilidade de Salvador havia determinado que os veículos não saíssem para o transporte no dia da votação.

Em meio a essa crise, o presidente do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman Szporer, tomou uma ação drástica: ordenou a prisão do secretário de Mobilidade, Pablo Souza, que, segundo a prefeitura, estava em Paris em missão oficial no momento. A prefeitura justificou que a retenção dos ônibus ocorreu para a retirada de adesivos do PT colados na véspera, que impediam a circulação dos veículos.

Durante uma entrevista coletiva, o presidente do TSE, ministro Kássio Nunes Marques, foi questionado sobre a possibilidade de estender o horário de votação em Salvador, mas não fez declarações sobre o assunto, limitando-se a dizer que estava recebendo relatórios do TRE-BA sobre a situação.

O ministro Cueva também orientou o tribunal baiano a investigar a situação em outras cidades da Bahia, como Feira de Santana e Lauro de Freitas, mas afirmou que esperaria mais informações antes de tomar alguma decisão formal. “Uma reavaliação imediata pode ser realizada caso apareçam elementos que evidenciem uma necessidade urgente de providências”, completou.

Com 1.951.716 eleitores, Salvador é o maior colégio eleitoral da Bahia, seguido por Feira de Santana, que conta com 434.532 eleitores.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo