Brasil se recupera no vôlei masculino, vence os EUA e se classifica nas Olimpíadas
Após sair atrás, equipe de Renan Dal Zotto consegue a virada e a classificação
![Brasil se recupera no vôlei masculino, vence os EUA e se classifica nas Olimpíadas](../../../wp-content/uploads/sites/3/2021/07/br-780x470.jpg)
O Brasil deu a resposta contra os Estados Unidos no vôlei masculino. Após uma dura derrota para a Rússia, a equipe de Renan Dal Zotto conseguiu superar de virada os norte-americanos por 3 sets a 1 e de quebra garantiram vaga na próxima fase das Olimpíadas de Tóquio, no Japão.
No primeiro set, a seleção brasileira sentiu dificuldade na quadra, porque os EUA conseguiram impor um ritmo de jogo mais rápido do que os russos. Só que o Brasil conseguiu recuperar o ritmo e chegou a abrir 16/13. Não foi o suficiente porque os norte-americanos reagiram e a partir daí o equilíbrio predominou até o set ser fechado em 32/30 para os Estados Unidos.
O roteiro parecia que iria se repetir com mais uma derrota. Mas aí veio a estrela de Lucarelli, que ajudou a conduzir a equipe em busca do empate. Embora com alguns erros, o Brasil conseguiu a vitória na marra fechando em 25/23 o segundo set.
O Brasil conseguiu desgrudar no placar com dois aces seguidos de Lucarelli, abrindo 10/7. O jogo, enfim, clareou. A seleção passou a dominar a partida e já não sofria tanto com os ataques dos americanos. Com um saque forçado, a linha de passe rival ruiu, e o bloqueio, enfim, encaixou.
Foi justamente em um bloqueio de Leal que a seleção abriu 21/16 no placar. Os EUA ameaçaram uma reação com dois pontos em sequência, mas a seleção não se abalou. Em um ataque de Lucão pelo meio, o Brasil fechou o set em 25/21 e virou o placar na Arena Ariake.
No quarto set, o time de Renan Dal Zotto até apresentou dificuldades, mas conseguiu recuperar o ritmo de jogo no decorrer da partida. A partir dali, a seleção manteve o ritmo e não permitiu mais que os americanos ameaçassem no placar. No fim, vitória e classificação encaminhada: 25 a 20.
Vôlei de praia
Se nas quadras o Brasil se deu bem na base da raça, nas areias, o país tem uma dupla classificada em primeiro lugar. Foi a façanha conquistada pela dupla Bruno Schmidt e Evandro, que superaram a Polônia.
![](/wp-content/uploads/2021/07/volei-325x220.jpg)
Os brasileiros já estavam garantidos, mas eles queriam garantir a ponta do Grupo E do vôlei de praia. a partida foi dura e os poloneses Bryl/Fijalek chegaram a vencer o primeiro set por 21/19. Nada que abalasse a dupla brasileira, que estava invicta nas Olimpíadas.
Veio o segundo set e o Brasil tratou de impor um ritmo mais forte e assim, Evandro/Bruno Schmidt conseguiram explorar bem os erros dos adversários e assim empataram o jogo ao vencerem o set por 21/14. No terceiro e decisivo set, a Polônia iniciou bem e fez um jogo duríssimo, decidido no tie break. O Brasil fez prevalecer o ataque e fechou em 17/15 e assim garantiu a vitória por 2 sets a 1.
LEIA TAMBÉM
São Paulo bate o Vasco e sai na frente nas oitavas da Copa do Brasil