Esporte

Brasileiros tem noite de pesadelos na Libertadores da América

Os quatro clubes entraram em campo, foram derrotados e complicou a vida de quem busca classificação

O futebol brasileiro teve uma noite de terça-feira (18) digna de pesadelos. Os quatro clubes que entraram em campo na Libertadores da América perderam seus jogos. E para Fluminense e Santos, que buscam a classificação, se complicaram na competição.

O Santos, com a situação mais grave precisava vencer o The Strongest, na Bolívia, para seguir dependendo das próprias forças para se classificar. Mas a altitude de 3.600 metros e as falhas da defesa fizeram com que os boliviano abrissem 2 a 0 ainda no primeiro tempo. O The Strongest chegou a ter um jogador a menos, quando Castillo foi expulso e o Peixe conseguiu descontar com Felipe Jonathan. Mas faltou forças para conseguir pelo menos o empate e o placar ficou mesmo no 2 a 1.

Com seis pontos em cinco jogos, o Santos manteve a segunda colocação do Grupo C por conta do gol marcado por Felipe Jonathan. Se tivesse perdido por dois gols de diferença, cairia para o terceiro lugar. Agora, para saber o que precisa fazer na última rodada, o Peixe precisa esperar o resultado de Boca x Barcelona, na quinta-feira. O The Strongest segue em quarto, mas também com seis pontos.

Fluminense

No Rio de Janeiro, a torcida do Tricolor das Laranjeiras estava com uma grande expectativa de vencer o Junior Barranquilla e garantir a classificação para as oitavas de final da Libertadores da América. Um empate já bastaria para avançar. Mas não foi o que aconteceu.

O Fluminense chegou a criar muitas chances, mas sem êxito. O castigo veio aos 34 minutos, com Valencia que abriu o placar de cabeça. No segundo tempo, os colombianos ampliaram com Cetré, que recebeu livre na entrada da área, o combate chegou atrasado e o meia teve tempo de dominar, ajeitar e chutar colocado no pé da trave esquerda de Marcos Felipe: 2 a 0.

O Tricolor seguiu apático e Roger Machado resolveu dar sangue novo, promovendo as entradas de Nenê, Gabriel Teixeira e Caio Paulista em um primeiro momento, e depois de Abel Hernández posteriormente. As medidas deram novo ânimo ao time. E aos 29 o Flu descontou: Biel deu bom passe para Nenê, que rolou na medida para Abel estufar as redes e diminuir.

Apesar do revés, o Fluminense ainda lidera o Grupo D com oito pontos. O River Plate, com seis pontos, é o único que pode tirar a ponta do Tricolor nesta rodada, mas é improvável que consiga.

São Paulo

Líder e podendo garantir a classificação para as oitavas da Libertadores, o São Paulo entrou em campo com uma equipe praticamente reserva. A escolha de Hernán Crespo e da comissão técnica foi de poupar por causa da final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. O Racing também poupou, por conta da Copa da Liga Argentina.

O jogo não foi tão intenso como vinha acontecendo nas últimas partidas. Ainda assim começou bem, criando chances em avanços pelos lados e quase chegando ao gol com Igor Gomes, que desviou levemente um cruzamento e viu Arias defender com o pé.

Aos poucos, o Racing cresceu na partida e, mesmo com menor posse de bola, foi mais perigoso nas chances. Numa delas, aos 27 minutos, o zagueiro Novillo foi à área, aproveitou bola alçada de Lovera e, sem marcação, nem precisou saltar para conseguir cabecear e abrir o placar.

Na segunda etapa o São Paulo seguiu com problemas para atacar. Hernán Crespo chegou a colocar Daniel Alves, Luciano e Shaylon nas vagas de Orejuela, Vitor Bueno e William. A primeira jogada depois das trocas já envolveu os três, com Daniel achando Shaylon em ótimo passe pela direita, e Luciano quase marcando após o cruzamento.

O volume de jogo do Tricolor aumentou, e Daniel Alves, com fome de quem volta de lesão, buscou a área, tentou um gol de voleio e fez outro de cabeça, mas foi anulado por impedimento. Rojas e Hernanes também entraram na reta final, mas o resultado não mudou.

A vitória leva o Racing aos 11 pontos, na liderança do Grupo E, enquanto o São Paulo fica com oito e bem distante de se classificar como primeiro da chave. O Rentistas tem três – se não vencer o Sporting Cristal (com um ponto) nesta quarta-feira, o Tricolor já estará classificado antes da última rodada.

Palmeiras

O Verdão já estava garantido nas oitavas de final da Libertadores da América e em primeiro lugar do grupo. Só que a partida valeria a manutenção do 100% de aproveitamento e assegurar de vez a classificação da melhor equipe no geral.

A equipe do técnico Abel Ferreira optou por escalar time reserva por causa da final do Campeonato Paulista. E pagou caro em um jogo eletrizante, mas que deu Defensa y Justicia em pleno Allianz Parque. e com o resultado os argentinos também de classificaram.

O Palmeiras teve dificuldades diante de uma equipe bem ajustada como o Defensa y Justicia, mas mostrou força para reagir duas vezes. Os argentinos abriram o placar aos nove minutos. Walter Bou aproveitou escanteio na segunda trave e soltou uma bomba sem chances para Jailson.

Os palmeirenses empataram imediatamente. Após falta batida por Scarpa, Zé Rafael apareceu para completar e empatar. Bou voltou a marcar aos 26, de cabeça, para colocar os visitantes em vantagem. O Palmeiras melhorou quando passou a apertar a saída de bola rival. Aos 34, Willian recebeu de Zé Rafael e chutou. A bola bateu na Juan Rodríguez e entrou.

Veio a etapa final e o Defensa y Justicia voltou a ficar em vantagem logo aos seis minutos. Em bobeira da defesa do Palmeiras, Matías Rodríguez aproveitou indecisão na área e bateu forte no canto direito de Jailson. E o Verdão correu atrás novamente. Wesley, aos 14, carimbou o travessão. Com o Defensa recuado, o Palmeiras foi para cima e pressionou. O empate chegou aos 29, com Gustavo Scarpa recebendo de Viña e batendo bonito no canto direito do goleiro. Mas os argentinos ainda encontraram forças para o quarto. Vanderlan foi expulso no fim e abriu um buraco na defesa alviverde. Foi exatamente ali que Braian Romero apareceu, aos 48, para fazer o quarto e garantir a vitória.

LEIA TAMBÉM

Cancelamento das Olimpíadas de Tóquio é pedido pela organização médica

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo